1a

Sessão online a 28 de Julho dissemina resultados do projecto AgriExport 4.0

Na tarde de 28 de Julho, a partir das 14h30, tem lugar a sessão de disseminação de resultados do projecto AgriExport 4.0. Este evento realiza-se em formato online, através da plataforma Zoom, e visa «dar a conhecer às empresas agroalimentares nacionais as acções desenvolvidas no projecto e as oportunidades de negócio identificadas nos mercados externos abordados».

O evento é organizado pela Inovcluster – Cluster Agroindustrial do Centro e pelo AgroCluster – Cluster Agroindustrial do Ribatejo, entidades promotoras do AgriExport 4.0, projecto de promoção internacional e de formação de pequenas e médias empresas do sector agroalimentar português. Pode consultar aqui o programa da sessão de disseminação.

Este evento inclui a apresentação das plataformas AgriMatch – uma aplicação mobile «para promover o relacionamento entre importador e produtor», tendo como principal objectivo «a capacitação das pequenas e médias empresas para uma digitalização de processos de comercialização» – e AgriTransporte – plataforma Web que «pretende criar uma infraestrutura tecnológica eficaz na operacionalização de parcerias para a logística dos processos de exportação de bens agroalimentares», no sentido de aproximar produtores nacionais e transportadores.

As duas aplicações foram desenvolvidas pela InovCluster, no âmbito do projecto AgriExport 4.0, tendo em vista «incrementar o reconhecimento internacional dos bens produzidos no sector agroindustrial português».

A organização da sessão de disseminação explica que todas as actividades do projecto tiveram em vista o aumento das exportações do sector agroindustrial das regiões Centro e Alentejo». Isto foi feito em várias vertentes, diz: «pela capacitação das empresas para uma internacionalização mais eficaz e com maior valor acrescentado, sobretudo vocacionada para segmentos mais qualificados da procura nos mercados internacionais e com a promoção da utilização de ferramentas de marketing mais sofisticadas que valorizem factores imateriais de diferenciação do produto; pela prospecção de novos clientes e parceiros e disponibilização de conhecimento sobre estes de forma livre e universal; pela criação e disponibilização de ferramentas facilitadoras de uma real aproximação entre pequenas e médias empresas, clientes internacionais, importadores, distribuidores e agentes de logística; pela promoção internacional da imagem de qualidade dos produtos do sector agroindustrial das regiões Centro e Alentejo».

O projecto AgriExport 4.0 é cofinanciado pelo Portugal 2020 e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder). Os interessados em participar na sessão de disseminação de resultados deste projecto podem inscrever-se aqui.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fotogaleria