51249604460_5696613219_c

Ministra acredita em acordo sobre reforma da PAC ainda em Junho

No âmbito da Reunião Informal de Ministros da Agricultura que decorreu hoje, 15 de Junho, em Lisboa, a ministra da Agricultura afirmou que «acredito que, no quadro da negociação, vamos encontrar um ponto de equilíbrio entre os dois colegisladores, com o apoio da Comissão Europeia». Maria do Céu Antunes assinalou que nunca pararam os contactos no sentido de se chegar a um acordo político e que a próxima semana, em que haverá um surpertrílogo, será intensa em trabalhos, nomeadamente com o Parlamento Europeu.

51248574766_2a28412922_c

«Estou convicta de que conseguiremos chegar ao acordo no Conselho de Ministros de 28 e 29 de Junho, que se irá realizar no Luxemburgo», indicou a ministra da Agricultura. Na reunião que teve lugar esta manhã, no Centro Cultural de Belém, o tema da reforma da Política Agrícola Comum (PAC) também foi discutido, ainda que informalmente, pois não fazia parte dos tópicos de agenda, referiu Maria do Céu Antunes – que presidiu ao encontro, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

51248015822_3478a1aaff_c

“Sistemas alimentares, inovação e gestão dos recursos naturais” foi o tema da reunião, tendo sido antecedida por uma intervenção da investigadora Elvira Fortunato, a propósito desse tema. «A investigação, o desenvolvimento e a inovação terão um papel fundamental para o aumento da produtividade e eficiência, assim como para uma gestão mais sustentável dos recursos naturais. Neste âmbito, destaco as várias linhas de acção a aprofundar: o papel da economia circular, o combate aos desperdícios, a redução de fitofármacos e o uso sustentável da água», disse Maria do Céu Antunes.

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fotogaleria