i051754

Ministra acredita em acordo sobre reforma da PAC ainda no primeiro semestre

Na sequência do Trílogo do Regulamento dos Planos Estratégicos para a Política Agrícola Comum (PAC), realizado a 30 de Abril e que reuniu Comissão Europeia, Parlamento Europeu e Conselho de Ministros da Agricultura, a ministra da Agricultura de Portugal afirmou acreditar que será possível atingir um acordo sobre a reforma da PAC ainda durante o primeiro semestre de 2021. «Esta foi uma semana intensa, mas acredito que estamos no caminho para criar condições de alcançar o acordo durante o primeiro semestre», referiu Maria do Céu Antunes, que presidiu ao evento – no âmbito da presidência portuguesa do Conselho, que decorre durante o primeiro semestre de 2021 –, acrescentando que «foram feitos progressos significativos nos três regulamentos que constituem a PAC, tendo sido também uma semana reveladora do empenho das três instituições em chegar a um acordo político da reforma da PAC».

No trílogo, que teve lugar em Bruxelas, Bélgica, a ministra da Agricultura apresentou uma proposta relativa à arquitectura verde, uma das componentes da PAC. Este trílogo sobre as questões relacionados com os regulamentos dos planos estratégicos vai ter continuação no dia 12 de Maio.

Segundo um comunicado do Ministério da Agricultura, a semana passada «foi uma semana importante para se concluir mais uma etapa na concretização da reforma da Política Agrícola Comum, estando o regulamento horizontal próximo de ficar finalizado». O comunicado assinala que, a 26 de Abril, ocorreu o Conselho Informal de Ministros da Agricultura, e que a 29 de Abril se realizou o trílogo sobre o regulamento modificativo da Organização Comum dos Mercados (OCM).

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fotogaleria