DS Smith_Empack Porto 2019

DS Smith apresenta uma nova ferramenta para medir a circularidade das soluções de packaging

A DS Smith, empresa especializada em packaging sustentável, apresenta as suas Métricas de Design Circular, uma ferramenta revolucionária no sector que pretende proporcionar uma visão única de como as escolhas de packaging das empresas podem reduzir o seu impacto no meio ambiente.

Esta «ferramenta inovadora permite verificar e comparar o desempenho dos designs de packaging através de um total de oito indicadores – como a reciclabilidade, o conteúdo renovável ou a optimização da cadeia de fornecimento –, que fornecem uma visão clara da circularidade e ajudam a identificar áreas com potencial de melhoria», explicam.

Através deste processo de desenvolvimento colaborativo, «os clientes podem comparar o impacto ambiental de diferentes soluções para criar packaging mais circular», um factor chave para as empresas que pretendem aumentar a sua eficiência em termos de sustentabilidade através das suas embalagens.

Ignacio Montfort, Managing Director da DS Smith Packaging Ibéria, afirmou: «Nunca foi tão importante para as empresas gerir o seu impacto no meio ambiente. Queremos mostrar às marcas a beleza da economia circular e ajudá-las a entender explicitamente o que as suas escolhas de packaging significam para esse modelo. As nossas novas Métricas de Design Circular mudam as regras do jogo quando se trata de impulsionar a eficiência ambiental do packaging. Estamos muito entusiasmados por poder usar a nossa experiência para ajudar as empresas, grandes e pequenas, na sua viagem para integrar a circularidade.»

Os Princípios de Design Circular da DS Smith

A DS Smith lançou, em 2020, os seus Princípios de Design Circular para o packaging, em colaboração com a Fundação Ellen MacArthur. Os Princípios foram desenvolvidos para ajudar as empresas a eliminar os resíduos e a poluição, manter os produtos e recursos em uso e regenerar os sistemas naturais. Agora, um ano depois, a empresa formou os seus 700 designers de packaging para que apliquem os Princípios de Design Circular no processo de desenvolvimento de embalagens.

A incorporação das novas Métricas de Design Circular permitirá «avaliar o impacto de cada decisão de desenvolvimento e ajudar os clientes a criarem soluções de embalagem mais circulares». Para conseguir isso, a DS Smith integrará estas novas métricas no processo de desenvolvimento de packaging com os clientes nos próximos meses.

Joe Iles, Circular Design Lead da Fundação Ellen MacArthur, comentou: «A fase de desenvolvimento tem um grande impacto na forma como os produtos são produzidos – incluindo o packaging – e no que acontece com estes após o uso. As Métricas de Design Circular da DS Smith são um marco importante para ajudar a impulsionar a mudança em direcção a uma economia circular. Como parceiro estratégico, a DS Smith tem a capacidade de fazer com que as mudanças aconteçam mais rapidamente, mobilizando a sua grande comunidade de design e influenciando os seus clientes, muitos dos quais são marcas globais. E, além disso, a companhia vai também inspirar muitas outras empresas e designers em todo o mundo».

A iniciativa enquadra-se no compromisso contínuo da DS Smith de «dar prioridade à sustentabilidade, desenvolvendo soluções de packaging inovadoras que garantem 100% de reciclabilidade ou reutilização, optimizando cada fibra e oferecendo alternativas ao plástico».

Os oito indicadores das Métricas de Design Circular da DS Smith são:

  • Optimizado para a cadeia de fornecimento
  • Reciclável
  • Seguro para o Planeta
  • Pegada de carbono
  • Fonte de material renovável
  • Conteúdo reciclado
  • Utilização de materiais
  • Desenvolvido para ser reutilizado

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *