lusomorango

Universidade Católica e Lusomorango promovem ciclo de conferências sobre o sector agroalimentar

A Lusomorango, maior organização portuguesa de produtores da fileira das frutas e legumes, em volume de negócios, e o Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica Portuguesa vão promover um Ciclo de Conferências sob o mote “Visão Estratégica para o Agroalimentar – Conhecer para Decidir, Planear para Agir”, e que terá lugar nos meses de Março e Abril.

A iniciativa conjunta integra quatro conferências que abordarão os temas das Inovação e Transição Digital; Sustentabilidade Económica; Sustentabilidade Social; e Sustentabilidade Ambiental.

A primeira sessão acontece já no dia 24 de Março com o tema “Conhecimento e Inovação na Década da Transição Digital”.

Terá início às 15h45 e nos discursos de abertura contará com as intervenções de Luís Pinheiro (Lusomorango), João Nuno Palma (Millennium BCP), Eduardo Oliveira e Sousa (CAP) e Maria do Céu Antunes (ministra da Agricultura).

Reunirá em debate um conjunto de especialistas nacionais e internacionais sobre as questões relacionadas com a inovação e a transição digital no agroalimentar. Conta ainda com a participação como key note speaker de António Câmara, da Universidade Nova de Lisboa, com a apresentação de dois casos de estudo de Rick van de Zedde, da Universidade de Wageningnen, e de Joep van den Bosh, da empresa Ridder.

A mesa-redonda reunirá em debate Daniel Ribeiro, da Hidrosoph, Amândio Santos, PortugalFoods, e Ondina Afonso, do Clube de Produtores Continente, com moderação de Shrikesh Laxmidas, do Jornal Económico, media partner deste Ciclo de Conferências. O comentário final e análise da sessão ficará a cargo de Nuno Canada, do INIAV.

Veja o programa completo aqui.

A conferência decorrerá em contexto digital e para participar bastará aceder aqui.

Próximas conferências:

31 de Março:

Competitividade Alimentar e Equilíbrio na Cadeia de Valor

Sustentabilidade Económica

 7 de Abril

Integração Social, Renovação Geracional e Coesão Territorial

Sustentabilidade Social

14 de Abril

Pacto Ecológico Europeu, do Prado ao Prato

Sustentabilidade Ambiental

O Ciclo de Conferências é feita em parceria institucional com a CAP, PortugalFoods, Portugal Fresh, COTHN e AHSA, com o apoio do Millennium BCP e a parceria de media com o Jornal Económico.

As sessões pretendem «ser um espaço de reflexão, debate e apresentação de boas práticas que evidenciem o papel que Portugal pode desempenhar no contexto europeu, servindo ainda como apoio à orientação dos processos de decisão e acção, por parte dos poderes públicos e da iniciativa privada, rumo a uma Europa mais verde, mais resiliente e mais preparada», explica a organização.

Como potenciar a economia do agroalimentar compatibilizando todos os valores e condicionantes envolvidos e como usar a inovação e a tecnologia para mais produção, com menos impacto e uso de recursos, de forma estável e previsível, permitindo a realização de investimentos e atracção de capital estrangeiro, são algumas das questões para as quais esta iniciativa pretende encontrar respostas.

«A pertinência deste tema e a intenção de construir um legado da Presidência Portuguesa sobre a visão do agroalimentar para o futuro levou ainda a que a Universidade Católica Portuguesa e a Lusomorango estejam a desenvolver esforços no sentido de dar continuidade a estas iniciativas nos países que, a seguir a Portugal, assumirão a presidência da União Europeia, nomeadamente, na Eslovénia e na França.»

 

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fotogaleria