merca

Mercadona aposta em garrafa de sumo reciclável e elaborada com 100% de plástico reciclado

A Mercadona está a desenvolver diferentes acções que formam a sua Estratégia 6.25 para a redução do plástico nas suas embalagens e a gestão adequada dos resíduos de plástico que se geram nas lojas.

Para levar a cabo essa missão, a empresa desenvolve diferentes estratégias, como a eliminação do plástico e substituição por outros materiais, a redução, a reutilização ou a incorporação de material reciclado para reduzir o uso de materiais virgens. Este é o caso das garrafas que o cliente utiliza na secção de Frutas e Legumes para embalar o sumo de laranja recém-espremido.

A Mercadona introduziu em todas as lojas da cadeia uma nova garrafa feita 100% com plástico reciclado, de forma a que a empresa deixe de utilizar 700 toneladas de plástico virgem por ano, promovendo assim a economia circular e reduzindo o impacto ambiental. A nova embalagem é também reciclável – outro dos compromissos que a Mercadona assumiu com a Estratégia 6.25 é que todas as suas embalagens possam ser recicladas e ter uma segunda vida.

As novas garrafas estão disponíveis em três formatos (1 l, 500 ml e 250 ml) e têm um pictograma que indica o contentor no qual as garrafas devem ser depositadas para reciclagem, neste caso, o amarelo, para embalagens.

A empresa vai investir mais de 140 milhões de euros na Estratégia 6.25, um passo em frente no seu compromisso de continuar a cuidar do planeta.

A Estratégia 6.25, que tem o triplo objectivo de até 2025 reduzir 25% do plástico, tornar todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico gerados nas suas instalações, está a ser implementada através de seis ações que envolvem mudanças em diferentes processos da empresa, desde redesenhar as embalagens do futuro em coordenação com os fornecedores, a adaptação das lojas e logística, a gestão de resíduos, etc. No total, a empresa prevê investir 140 milhões de euros nos próximos quatro anos para concretizar todas as acções que integram esta estratégia.

No passado mês de Janeiro, foi alcançado o primeiro marco da estratégia: eliminar os sacos de plástico de uso único em todas as secções das suas lojas. Agora, a empresa oferece aos seus clientes sacos compostáveis, feitos de fécula de batata, que devem ser depositados no contentor de lixo orgânico. Esta informação está indicada através do pictograma incluído nos sacos, com a intenção de informar os clientes de como fazer a separação e reciclagem adequada dos seus resíduos. Este símbolo foi também incorporado nos restantes sacos na linha de caixas, onde a Mercadona dispõe de três opções de sacos reutilizáveis e sustentáveis. O cumprimento desta primeira acção da Estratégia 6.25 representa uma redução de 3.200 toneladas de plástico por ano.

A empresa começou a trabalhar nesta estratégia em 2019, envolvendo todos os seus colaboradores no desafio de “Continuar a Cuidar do Planeta” e tornar os diversos processos da linha de montagem mais sustentáveis.

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fotogaleria