agriculture

IIª Conferência UCP/Lusomorango aborda competitividade alimentar e equilíbrio na cadeia de valor

“Competitividade Alimentar e Equilíbrio na Cadeia de Valor” é o tema da segunda conferência do ciclo de quatro que a organização de produtores Lusomorango e o Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica Portuguesa estão a promover. Esta conferência tem lugar a 31 de Março, a partir das 16h00, em formato online.

Filipe Santos, professor de Empreendedorismo Social e director da Universidade Católica Portuguesa, será o keynote speaker nesta conferência e Pierre Silva, director de Compras de Frutas, Vegetais, Flores e Plantas Ornamentais do Lidl Portugal vai apresentar um caso de estudo sobre a tema da sessão. Vai existir também uma mesa-redonda com Carlos Nunes Pinto (director da Direcção Comercial da AICEP), Daniel Soares (marketing export manager da Interfel), Russell Allwell (Senior Vice President, Managing Director Driscoll’s EMEA) e João Confraria (professor da Universidade Católica Portuguesa).

O programa do evento contempla ainda o comentário e a análise da conferência, a cargo de Luís Medeiros Vieira, ex-secretário de Estado da Agricultura. Em comunicado, a Lusomorango explica que esta segunda conferência vai abordar temas como «o mercado europeu para o sector agroalimentar, o regadio como factor de competitividade da agricultura, a competitividade da agricultura europeia no contexto global, a relevância de uma política fiscal inteligente para o cumprimento dos objectivos estabelecidos no Pacto Ecológico Europeu, a importância de apoiar os rendimentos e a resiliência das explorações agrícolas viáveis em toda a Europa, de modo a reforçar a segurança alimentar, e a economia circular e a sua relação com o combate ao desperdício alimentar».

Os interessados podem assistir à conferência através do site do Jornal Económico. Este ciclo de quatro conferências é dedicado ao tema “Visão estratégica para o agroalimentar – Conhecer para decidir, Planear para agir” e decorre com a parceria institucional da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), da PortugalFoods, da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, do Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN) e da AHSA – Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur, contando ainda com o apoio do Millenium BCP e a parceria de media do Jornal Económico.

lusomorango

A Lusomorango sublinha que este ciclo de conferências vai versar «sobre os temas associados à excelência da Agricultura Portuguesa no contexto da Presidência Portuguesa da União Europeia» e que «pretende encontrar respostas» para «como potenciar a economia do agroalimentar compatibilizando todos os valores e condicionantes envolvidos e como usar a inovação e a tecnologia para mais produção, com menos impacto e uso de recursos, de forma estável e previsível, permitindo a realização de investimentos e atracção de capital estrangeiro», entre outras questões. Segundo a OP, a iniciativa «pretende reunir especialistas nacionais e internacionais num debate plural e aberto sobre a inovação e transição digital e a sustentabilidade da agricultura nas vertentes ambiental, social e económica» e ser também «um espaço de reflexão, debate e apresentação de boas práticas que evidenciem o papel que Portugal pode desempenhar no contexto europeu, servindo ainda como apoio à orientação dos processos de decisão e acção, por parte dos poderes públicos e da iniciativa privada, rumo a uma Europa mais verde, mais resiliente e mais preparada».

A OP assinala ainda que «a pertinência deste tema e a intenção de construir um legado da Presidência Portuguesa sobre a visão do agroalimentar para o futuro levou ainda a que a Universidade Católica Portuguesa e a Lusomorango estejam a desenvolver esforços no sentido de dar continuidade a estas iniciativas nos países que, a seguir a Portugal, assumirão a presidência da União Europeia, nomeadamente, na Eslovénia e na França».

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fotogaleria