auchan

Auchan Retail Portugal doou mais 2,1 mil toneladas de produtos alimentares em 2020

A Auchan Retail Portugal doou mais 2,1 mil toneladas de produtos alimentares no âmbito do combate ao desperdício alimentar, em 2020, anunciam num comunicado enviado às redacções. Estas doações permitiram apoiar cerca de 150 instituições de Norte a Sul do País.

Com o projecto “Desperdício Zero”, a Auchan tem desenvolvido um conjunto de estratégias para reduzir o número de alimentos desperdiçados. Além das doações, a empresa aposta numa oferta comercial que oferece aos clientes a possibilidade de comprar apenas a quantidade que necessita, como é o caso da venda avulso, que conta já com mais de 600 referências.

Na área self-discount das lojas são vendidas frutas e legumes com características estéticas que, por norma, retirariam estes produtos do circuito comercial. Também os produtos cuja data de validade se aproxima do fim (identificados com uma etiqueta laranja) são vendidos a preços de desconto.

O tema do desperdício alimentar é uma das grandes preocupações da distribuição, que muito tem feito para se tornar cada vez mais eficiente, sobretudo motivada por razões sociais, mas também económicas.

A redução do desperdício é um compromisso da Auchan Retail Portugal a qual, em consequência, «procura, todos os dias, novas soluções que combinem a prevenção de desperdícios alimentares com a conveniência do melhor preço para o consumidor, sem prejuízo da qualidade dos produtos. Além disso, a Auchan faz uma gestão operacional rigorosa (como o controlo da temperatura dos alimentos) para minimizar qualquer desperdício e aposta na formação e sensibilização dos colaboradores para esta questão».

A Auchan tem ainda uma parceria com a Too Good To Go, a aplicação que combate o desperdício alimentar, e disponibiliza já as Magic Boxes em 32 Hiper/Supers e 26 lojas de proximidade (My Auchan). Este projecto arrancou no Hipermercado Auchan de Almada em Novembro de 2019, em teste, e em Junho do ano passado foi alargado aos restantes pontos de venda.

A iniciativa já permitiu salvar cerca de 36 mil refeições e evitar a emissão de mais de 88 toneladas de CO2 equivalentes, avança a marca.

Ainda neste âmbito, a Auchan comercializa produtos de economia circular, como é o caso do bolo de banana vegan, disponível em todas as lojas de fabrico próprio, produzido com as bananas demasiado maduras da loja. Até agora já foi possível aproveitar de perto de 500 kg de banana, evitando a emissão de mais de 13 toneladas de CO2 equivalentes.

EconomiaCircular-banana_Loja

A Auchan conta ainda com a iniciativa ‘Pão para Culinária’, que permite vender o pão do dia anterior, que pode ser utilizado para culinária (tostas, migas) a um preço mais baixo. Já os pães com mais de dois dias são transformados em pão ralado. Em ambos os casos, os produtos são vendidos com uma redução de 50% no preço em relação ao pão do dia. Até à data, foi evitado o desperdício de perto de 24 toneladas de pão.

EconomiaCircular-Pao_A4_900

Também as borras de café biológico provenientes das cafetarias das lojas Auchan passaram a ser entregues a produtores locais parceiros da marca, para serem reaproveitadas como fertilizante de solos e repelente de pragas, eliminando o que era, até então, um desperdício decorrente desta actividade. A entrega teve início nas lojas de Almada, Setúbal e Coina e o primeiro destino foi a Quinta das Mélias, produtora de hortícolas biológicos. Actualmente já em sete lojas, o objectivo da Auchan é multiplicar a iniciativa pelos restantes espaços e fazer chegar este desperdício a outros produtores locais e de outras zonas. Até hoje já foram aproveitadas perto de 1 tonelada de borras de café das cafetarias localizadas nas lojas Auchan.

economia_circular_cafe_cartaz

Através do seu programa de gestão de resíduos, no ano passado, a Auchan conseguiu ainda valorizar cerca de 93% dos resíduos gerados pela sua actividade.

Recorde-se que a Auchan Retail Portugal tem vindo a promover um conjunto de projectos e produtos relacionados com a economia circular, que procuram reduzir o desperdício em todas as frentes. Em 2020, associou-se à MyCloma, plataforma online de venda de roupa em segunda mão, para combater o desperdício têxtil. A empresa tem um ponto de venda físico na Auchan de Matosinhos, que permite aos clientes comprar e experimentar roupa em segunda mão, em excelente estado de conservação, a preços acessíveis.

Em Novembro de 2020, a Auchan Retail Portugal foi a primeira insígnia da distribuição a aderir ao movimento cívico e nacional “Unidos Contra o Desperdício”, que une a sociedade num combate activo e positivo ao desperdício alimentar.

 

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *