1ª Edição_Digital AgriFood Summit Portugal_ao baixo

Digital Agrifood Summit Portugal: evento virtual para promover exportações

De 20 a 23 de Janeiro de 2021, terá lugar a primeira edição do Digital Agrifood Summit Portugal, um evento totalmente online do sector agroalimentar português que visa «manter a rota de crescimento das exportações e criar oportunidades de negócio». Este evento é organizado pelo consórcio Portuguese Agrofood Cluster (composto pela PortugalFoods, pelo Inovcluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, pelo Agrocluster – Cluster Agroindustrial do Ribatejo e pela Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal) e pretende «servir de ponto de encontro entre empresas nacionais e clientes internacionais dos vários continentes, com aposta forte em países com potencial como China, Japão ou Estados Unidos», explica a organização.

Os promotores sublinham o «contexto altamente adverso» que se vive, «em que o impacto da pandemia de covid-19 abala todos os mercados e sectores, sem excepção, e restringe a mobilidade e a capacidade de participação em feiras internacionais». Assim, a Digital Agrifood Summit Portugal, que irá decorrer numa «plataforma online especializada em eventos virtuais» e que «irá contar com uma centena de expositores, de diversas fileiras do agroalimentar made in Portugal, e receber compradores dos vários continentes», procura «assumir-se como uma “montra” da excelência e qualidade da oferta agroalimentar nacional».

O evento «pretende chegar aos compradores internacionais (retalhistas, grossistas, canal HoReCa, importadores e distribuidores) provenientes de mercados considerados maduros e/ou prioritários dos diversos continentes – incluindo China, Índia, Japão, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Chile, México, Colômbia, Angola e região do Magrebe, assim como Reino Unido, Suécia, Finlândia, Noruega ou Dinamarca», diz a organização. Afirma-se que «será desenvolvido um trabalho de angariação de reuniões extra com compradores internacionais» e que «as empresas expositoras poderão receber os profissionais de Food & Beverage nos seus stands e, através de uma plataforma interactiva digital, apresentar os seus produtos através de diversos recursos audiovisuais», sendo que o certame inclui também «workshops sobre temáticas de internacionalização e inovação».

A primeira edição da Digital Agrifood Summit Portugal conta com o apoio da Secretaria de Estado da Internacionalização, do Ministério da Agricultura, da AICEP (Aicep Portugal Global – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e da Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA), e terá «uma campanha de comunicação e marketing internacional, com o forte envolvimento das embaixadas portuguesas e da rede externa da AICEP». As empresas interessadas em participar no evento deverão pedir mais informações através do email market.division@portugalfoods.org

Segundo a organização, «o evento conta ainda com o empenhado incentivo do secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, e da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes». «Face aos desafios impostos pela pandemia, o sector agroalimentar necessita, mais do que nunca, de se mobilizar para enfrentar, de uma forma concertada e profissional, tempos incertos e mercados difíceis, como já nos habituou nos processos de promoção e internacionalização. Temos sabido corresponder à qualidade que esperam de nós, como notam os dados mais recentes sobre as exportações de bens nacionais. Mas a manutenção desse bom desempenho e o futuro do sector depende das acções que conseguirmos levar a cabo agora, numa fase de grandes constrangimentos. Este evento virtual é uma forma de o sector agroalimentar mostrar, mais uma vez, a sua excelência e a sua capacidade de inovação», assinala Amândio Santos, Presidente da PortugalFoods e responsável pelo Portuguese Agrofood Cluster.

«O sector não se resignou e decidiu apostar numa forma inovadora e diferenciadora, com a criação da primeira edição do Digital Agrifood Summit Portugal. É uma iniciativa que se destaca pela digitalização e pela cooperação entre parceiros, dois factores fundamentais para transformarmos esta crise numa grande oportunidade», refere o secretário de Estado da Internacionalização. «Perante os constrangimentos que esta pandemia coloca, e que limitam as acções de promoção de cariz presencial, o sector agroalimentar assume a sua capacidade de reinvenção, conseguindo criar um formato de promoção dos produtos nacionais inteiramente adaptado ao momento excepcional em que vivemos, constituindo esta iniciativa uma excelente oportunidade para afirmar a qualidade da produção nacional e impulsioná-la nos mercados externos, em consonância com a estratégia de internacionalização do Ministério da Agricultura, conclui a ministra da Agricultura.




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