congresso1a

XIX Congresso de Nutrição e Alimentação de 9 a 10 de Setembro

Nos dias 9 e 10 de Setembro, tem lugar o XIX Congresso de Nutrição e Alimentação, em formato online devido à pandemia de covid-19. Organizada pela Associação Portuguesa de Nutrição (APN), a 19.ª edição do evento decorre sob o tema “Nutrition 20 > 30: Act for tomorrow”.

«Reflectirmos sobre o que comemos e como comemos permite definirmos a nossa identidade individual e social. É através deste exercício de reflexão do passado, identificando e compreendendo quais são os principais factores que influem o panorama alimentar das próximas décadas, que será possível estabelecer as acções fundamentais que devem ser tomadas para influenciar positivamente o desenvolvimento sustentável no futuro», afirma a organização. «Repare-se que as mudanças demográficas, os movimentos geopolíticos, a sociedade da informação, o sector ambiental e as tecnologias GRIN (Genética, Robótica, Informação e Nanotecnologias) são os principais factores que impactam na situação socioeconómica global e, em consequência, colocam em desafio o sector agroalimentar, o qual necessita de se reinventar para garantir a aplicação de medidas e metas em prol deste foco de mudança até 2030. Neste sentido, é cada vez mais emergente que os nutricionistas e demais profissionais da área da nutrição e alimentação avaliem a sua actuação, pois este cenário de garantia da segurança alimentar e nutricional de um mundo em mudança é uma oportunidade ímpar para assumirem um papel de relevo na reeducação alimentar de todos aqueles com os quais interagem e que se repercute na transformação futura dos sistemas alimentares.»

As áreas de intervenção do congresso são as seguintes: nutrição clínica, nutrição comunitária e saúde pública; alimentação colectiva e hotelaria; tecnologia alimentar e ciência dos alimentos; ensino, formação e investigação científica. Com este evento, a APN pretende promover um «debate aberto entre profissionais e partes interessadas». Os destinatários do congresso são nutricionistas, engenheiros alimentares, médicos, enfermeiros, psicólogos, marketeers, outros profissionais de saúde, outros profissionais do sector alimentar, estudantes.

Pode consultar aqui o programa detalhado do congresso. Pode obter mais informações no site da Associação Portuguesa de Nutrição.

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



























Newsletter

* campo obrigatório
Ao clicar em "Subscrever" está a concordar que Leu e Aceitou a nossa Política de Privacidade



Fotogaleria