119642868_746405715904861_4025841904584792447_n1

InovTechAgro vai promover agricultura de precisão, digitalização e mecanização

Foi assinado hoje, 16 de Setembro, o protocolo de constituição do Centro de Competências InovTechAgro – Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal. A assinatura teve lugar no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), em Oeiras, e contou com a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, bem como de representantes das entidades envolvidas nesta iniciativa.

6b1

O InovTechAgro terá competências nas áreas de agricultura de precisão, digitalização e mecanização agrária e «visa a promoção de um sector mais inteligente, seguro, moderno e sustentável, reforçando as medidas de protecção ambiental e luta contra as alterações climáticas, tão importantes no seio da Política Agrícola Comum no período pós 2020». Esta entidade tem a participação de 65 entidades nacionais representantes de organizações de agricultores, centros de ensino e investigação, entidades privadas administração pública e empresarial do Estado.

2c1

Na sessão, o presidente do INIAV referiu que a digitalização é «um factor crítico de sucesso para a competitividade e sustentabilidade das fileiras agrícola, pecuária e florestal» e que é importante «acelerar a digitalização» e «aumentar a penetração da digitalização em todas as fileiras e ao longo de toda a cadeia de valor». Nuno Canada afirmou ainda que o InovTechAgro dispõe de «uma grande presença territorial» e de «uma grande abrangência dos utilizadores» das soluções tecnológicas visadas, sendo que irá funcionar em complemento com o SmartFarmColab, outra estrutura colaborativa, criada em 2019, mais centrada no «desenvolvimento de tecnologia e de ferramentas de base tecnológica».

11e

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fotogaleria