IMG_0135a

Ministério lança programa de luta biológica contra Trioza erytreae

Teve início em Agosto um programa nacional de luta biológica contra o insecto Trioza erytreae, através de largadas de um insecto parasitóide específico da T. erytreae, uma praga de quarentena «que já afecta uma parte significativa do território nacional». As primeiras largadas do parasitóide Tamarixia dry foram realizadas dia 14 de Agosto, nas regiões Norte e Centro de Portugal, e o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, acompanhou mais uma largada na passada sexta-feira, 21 de Agosto, em Coimbra.

IMG_0042c

O ministério indica que este programa surge após largadas experimentais do insecto parasitóide efectuadas em 2019 e de se ter «confirmado o carácter promissor dos primeiros resultados». A T. erytreae provoca estragos directos e significativos nos citrinos e é também vector da doença Huanglongbing (ou Citrus greening), «considerada como a mais grave a nível mundial para estas espécies vegetais, causada pela bactéria Candidatus liberibacter, cuja entrada no território europeu se pretende evitar».

IMG_0077c

No âmbito da largada de 21 de Agosto, o Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural assinalou «a relevância da aposta reforçada em alternativas inovadoras e sustentáveis para o controlo de pragas de quarentena e a estreita colaboração com os serviços fitossanitários espanhóis». Nuno Russo também destacou o trabalho coordenado pela Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), o qual irá decorrer nos próximos meses.

IMG_0047b

Segundo o ministério, este trabalho irá decorrer em articulação com as direcções regionais de Agricultura e Pescas e «a DGAV será ainda apoiada por várias equipas de investigação nacionais, designadamente na realização de estudos de suporte a este programa de luta biológica». O Ministério da Agricultura refere ainda que, «para reforço das medidas fitossanitárias em vigor desde 2014», foi publicada a Portaria n.º 142/2020, de 17 de Junho, a qual «estabelece medidas de protecção fitossanitária adicionais destinadas à erradicação no território nacional» da Trioza erytreae Del Guercio.

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



























Newsletter

* campo obrigatório
Ao clicar em "Subscrever" está a concordar que Leu e Aceitou a nossa Política de Privacidade



Fotogaleria