1

Asfertglobal apresenta estudo em pimento que reduz 50% de fertilizantes

A Asfertglobal e o Centro de Demostración y Transferencia Agraria CDTA) ‘El Mirador’ apresentaram em Murcia, Espanha, os primeiros resultados de um ensaio em pimento que fizeram em parceria com vista a analisar a eficácia agronómica da aplicação de dois produtos na cultura do pimento: «Kiplant AllGrip, um biofertilizante composto por microorganismos solubilizadores de fósforo, produtores de fito-hormonas e enzimas extracelulares; e Mycoshell Dripper, uma solução cujas micorrizas que melhoram o transporte de nutrientes e conferem maior resistência a organismos patogénicos».

Uma das conclusões preliminares aponta para uma redução de 50% no uso de fertilizantes.

O ensaio foi realizado numa variedade de pimento que existe no CDTA há 5 anos (Nun50176), usando um sistema de fertirrigação, num ciclo que começou na segunda quinzena de Abril e termina no final de Julho, tendo-se avaliado os parâmetros da produção, qualidade, análise foliar e análise do solo.

A apresentação destes resultados decorreu nas instalações do CDTA, que recebeu os agricultores antes da colheita do produto, para que «pudessem apreciar visualmente o desenvolvimento vegetativo e a valorização dos frutos, uma vez que todas as partes da parcela são muito homogéneas», declarou Pedro Mínguez, responsável técnico do CDTA.

Embora o relatório completo esteja disponível a partir de Agosto, a análise foliar mostrou «um aumento notável de fósforo, potássio e cálcio» nas parcelas onde foram administradas soluções Asfertglobal. «Isto pode levar a um claro benefício nas áreas que estão a ser aplicadas, já que permite uma redução de 50% nos fertilizantes. Também estamos a falar de produtos que melhoram o desenvolvimento radicular da planta, aumentando a absorção de nutrientes e a sua maior resistência a situações de stress.As micorrizas e as bactérias tornam certos elementos do solo mais assimiláveis para a planta. Esses microrganismos, juntamente com a planta, criam uma relação simbiótica que beneficia o meio ambiente», explicou Pedro Mínguez.

Na mesma linha, José Nicolau, director comercial da Asfertglobal em Espanha, destacou a importância de se desenvolverem produtos que ajudem a agricultura e o ecossistema em que está localizada. José Nicolau reconheceu também a importância de realizar ensaios com um Centro tão prestigiado como o CDTA: «Saber quando, onde e porque devemos usar os nossos produtos é um dos nossos pontos fortes. Os produtos da Asfertglobal são desenvolvidos por investigadores de prestigiadas universidades, como a Universidade de Lisboa, e produzidos com as melhores matérias-primas, fornecendo a combinação perfeita de produto, tecnologia e eficácia», concluiu.

Empresa descreve os dois produtos

O Kiplant AllGrip é composto por um consórcio bacteriano que promove o crescimento das plantas, com acção particularmente relevante na produção de fito-hormonas, na solubilização de fosfato de fontes inorgânicas, e mineralização de fósforo e outros nutrientes por acção da produção de enzimas extra-celulares. Esta solução apresenta resultados consistentes numa grande variedade de solos, permitindo um aumento de até 15% na produtividade das culturas em que é aplicada, e uma redução efectiva do uso de fertilizantes químicos.

O Mycoshell é um biofertilizante à base de micorrizas e ácidos húmicos solúveis, que permite aumentar o volume do solo que as raízes exploram, facilitando a solubilização do fósforo mineral e a absorção de azoto da matéria orgânica. Mycoshell aumenta a tolerância das plantas ao stress hídrico e à salinidade, além de melhorar o transporte de nutrientes e oferecer uma maior resistência face a organismos patogénicos proporcionando maior sucesso nas plantações.

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fotogaleria