xylella - almond tree

Identificadas 37 novas espécies de plantas hospedeiras da Xylella fastidiosa

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) anunciou recentemente que foram identificadas 37 novas espécies de plantas hospedeiras do patogéneo da Xylella fastidiosa. Segundo a EFSA, a maioria foi infectada naturalmente («não artificialmente») e estas espécies foram identificadas tanto em países da União Europeia – como Espanha, França, Itália e Portugal – como em países fora da UE (como os Estados Unidos da América e o Irão).

Entre as novas espécies hospedeiras estão plantas comerciais e selvagens como a Erigeron sp., a Helichrysum stoechas, a Pistacia vera (pistácio) e a Diospyros kaki (dióspiro). A lista da EFSA dos hospedeiros desta doença passa assim a contar com um total de 595 espécies de plantas, sendo que, para 343 destas, a infecção foi identificada por, pelo menos, dois métodos de detecção, em condições naturais ou experimentais.

Esta ampliação do número de hospedeiros identificados resulta de uma actualização feita a partir da consulta da literatura científica mais recente e de dados recolhidos no âmbito dos serviços – como o Europhyt – e das actividades da EFSA. A bactéria Xylella fastidiosa é um agente patogénico que afecta um grande número de espécies vegetais, podendo conduzir ao enfraquecimento, redução de produção e mesmo morte das plantas infectadas.

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fotogaleria