Foto1a

Mercadona facturou 25.500 M€ em 2019, mais de 32 M€ em Portugal

Em 2019, a empresa de supermercados físicos e de venda on-line Mercadona registou uma facturação de 25.500 milhões de euros (M€), mais 5% face ao ano anterior. No ano passado, o investimento realizado pela empresa sediada em Espanha ascendeu a 2.200 M€, o que representa um aumento de 46% em comparação com 2018.

Em Portugal, onde a empresa abriu a primeira loja em Julho do ano passado, a Mercadona fechou 2019 com mais de 32 M€ de facturação, 10 lojas (nos distritos de Porto, Braga e Aveiro), 900 colaboradores e mais de 300 fornecedores portugueses. O desenvolvimento do projecto de internacionalização da empresa para Portugal, anunciado em 2016, implicou um investimento superior a 220 M€ desde o início da expansão – dos quais, 150 M€ foram investidos em 2019 para a abertura de lojas, a aquisição de novos terrenos e o arranque do Bloco Logístico da Póvoa de Varzim, entre outros pontos.

A empresa refere ter pago, no ano passado, 11 M€ «em impostos suportados e cobrados pela Irmãdona Supermercados S.A. (a sociedade que a empresa criou em Portugal)». No fim de 2019, a Mercadona tinha, em Espanha e Portugal, 90.000 colaboradores com contrato efectivo, 1.400 fornecedores «especialistas» e um total de 1.636 lojas, tendo nesse ano aberto 46 supermercados (incluindo 10 em Portugal) e encerrado 46 lojas – as quais, «devido às suas características, não podiam ser ajustadas ao seu novo modelo mais eficiente e sustentável».

Em comunicado, a Mercadona indica que «deu seguimento ao crescimento partilhado e distribuiu o lucro total gerado em 2019 da seguinte forma: 340 M€ entre os colaboradores em prémios por objectivos; 282 M€ para a sociedade através de impostos, com uma taxa efectiva de 18%; 493 M€ reinvestidos na empresa como recursos próprios; 130 M€ entre os seus nove accionistas através de dividendos». Segundo a Mercadona, «tudo isto representou um crescimento do lucro líquido da empresa para 623 M€, mais 5% do que no ano anterior». A empresa realça ainda que fez um investimento de 44 M€ em 2019 na «incorporação de medidas para produzir de forma sustentável e alcançar um impacto ambiental mais positivo».

O comunicado da Mercadona relativamente aos resultados de 2019 assinala que «deu continuidade ao processo de renovação da sua rede de supermercados e fechou o ano com 800 supermercados com o Novo Modelo de Loja Eficiente (Loja 8), depois da renovação de 351 lojas». A empresa afirma que «integrou em mais de 1.300 supermercados todas as melhorias e inovações das secções de frescos» – no âmbito da estratégia “Frescos Global” – e que, no «processo de adaptação constante às necessidades dos clientes, destacam-se 319 supermercados, entre os quais todas as lojas de Portugal, que incluem a nova secção “Pronto a Comer”».

«Para consolidar o seu desenvolvimento e lançar as bases da Mercadona do futuro», explica o comunicado, «a empresa vai continuar a promover o seu plano de transformação até 2023 e, para esse fim, planeia investir 1.800 M€ em 2020, que serão utilizados principalmente para: abrir novos supermercados, 69 em Espanha e 10 em Portugal; renovar 160 supermercados para adaptá-los ao Novo Modelo de Loja Eficiente (Loja 8); continuar a desenvolver o projecto Frescos Global; implementar a nova secção “Pronto a Comer” em mais 460 supermercados ao longo do ano». É ainda sublinhado que «a Mercadona planeia continuar a fortalecer e a optimizar a sua rede logística com a renovação e abertura de novos blocos logísticos e irá continuar a dedicar recursos significativos à transformação digital, outro dos desafios da empresa, e à abertura de um novo armazém on-line (Colmeia) em Getafe (Madrid)», um conjunto de projetos que vai levar à criação de «mais de 2.000 empregos estáveis e de qualidade em 2020, entre Espanha e Portugal».

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



























Newsletter

* campo obrigatório
Ao clicar em "Subscrever" está a concordar que Leu e Aceitou a nossa Política de Privacidade



Fotogaleria