apples_fruit_001

XII Interpoma de 19 a 21 de Novembro

Em 2020, a Interpoma realiza-se de 19 a 21 de Novembro, nas instalações da Fiera Bolzano, em Bolzano, na Itália, tendo como tema central a “Inovação varietal”. Este evento internacional dedicado ao cultivo, armazenamento, marketing e comércio de maçã realiza-se de dois em dois anos e tem duas vertentes: exposição e congresso (Interpoma Congress).

Na 12.ª edição, a organização (Fiera Bolzano) realça a turbulência que existe actualmente no mundo das maçãs, com mudanças súbitas e importantes. Por um lado, «as variedades tradicionais, que têm caracterizado o mercado global durante muitas décadas enfrentam uma crise de excesso de produção e lutam para conquistar os consumidores, enquanto os produtores, muitas vezes, já não conseguem cobrir os custos de produção». Por outro lado, «novas e promissoras variedades estão a ampliar a oferta nos pontos de venda, proporcionando sabores novos e excitantes e características sensoriais que, por vezes, são superiores ao produto standard». «Novas variedades de maçãs estão a entrar no mercado com grande sucesso: muitas estão protegidas por uma patente varietal, resultado de uma selecção cuidadosa realizada por programas públicos ou privados de selecção vegetal, sendo muitas vezes comercializadas sob a sua própria marca. Novos perfis de sabor e características sensoriais superiores estão a fazer mudar as escolhas dos consumidores no sentido destas novas variedades, com um grande impacto no mercado e no sucesso de vendas das variedades tradicionais. A oferta está constantemente a crescer, impulsionada por muitas novas variedades que querem fazer parte deste sucesso, mas que ainda têm que dar provas a nível da qualidade e da capacidade de conquistar os consumidores», acrescenta a organização.

Uma das novidades da edição de 2020 é o “Interpoma Award”, um galardão «reservado para projectos que tenham contribuído significativamente para o desenvolvimento são da indústria da maçã». A iniciativa, que visa homenagear projectos e ideias inovadores, terá um tema específico a cada edição: em 2020, será a inovação varietal.

O congresso terá três sessões, cada uma subordinada a um tema específico: «o contraste entre o mundo da produção e o do consumidor», «alterações climáticas e globalização» e «o mercado dos Estados Unidos da América». O programa do certame inclui ainda a “Interpoma taste” – uma área para provar produtos ainda não comerciais à base de maçã –, eventos dedicados à maçã, a ter lugar na cidade e nos arredores de Bolzano, e ainda visitas técnicas a explorações e centrais. Na edição anterior da Interpoma, em 2018, participaram 490 expositores, de 24 países, e cerca de 20.000 profissionais ligados ao sector, oriundos de 70 países.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *