foto1

Seminário em Sever do Vouga sobre mitigação dos efeitos do aquecimento global na agricultura

“Mitigação dos efeitos do aquecimento global” é o tema de um seminário que terá lugar no dia 29 de Fevereiro no Vougapark, em Sever do Vouga. A iniciativa é promovida pela Cooperativa Bagas de Portugal e visa promover a reflexão sobre a água como «recurso estratégico», no âmbito de diferentes culturas agrícolas.

O seminário será composto por quatro painéis, subordinados aos temas “A importância do recurso” (com Rosário Norton, da Academia Portuguesa da Água), “A história do mirtilo em Sever do Vouga” (com José Carlos Sousa, da Mirtilus), “O castanheiro, sua aclimatação e necessidades para o sucesso” (com José Laranjo, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e “Frutos secos e a estratégia de consumo de água” (com Albino Bento, do Instituto Politécnico de Bragança). Segundo Paulo Gomes, presidente da Cooperativa Bagas de Portugal, «a reflexão vai focar-se em torno da importância de enquadrar a água na vida dos agricultores, criando estratégias e práticas culturais, promovendo a sua sustentabilidade».

A Cooperativa Bagas de Portugal foi criada em 2016, a partir de um grupo de produtores de pequenos frutos de vários pontos do País. Paulo Gomes explica que «continuamos a fomentar a partilha de conhecimento entre todos os que estão envolvidos nas actividades agrícolas, designadamente na vertente dos pequenos frutos» e que, «na base dos trabalhos destes seminários, que organizamos desde 2018, estará sempre presente a necessidade actual de criar práticas culturais para maximizar a rentabilidade da produção».




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *