olival_2

Seminário em Évora a 27 de Janeiro sobre protecção do olival

Decorre a 27 de Janeiro, no Pólo da Mitra da Universidade de Évora – situado na Herdade da Mitra, próximo da cidade de Évora – o seminário “Protecção fitossanitária do olival – Novos elementos para a limitação e prevenção dos seus inimigos-chave”. Este evento é organizado pelo Laboratório de Entomologia do MED – Instituto Mediterrânico de Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento.

A iniciativa destina-se à apresentação pública dos principais resultados do projecto “Protectolea – A Protecção integrada do olival alentejano. Contributos para a sua inovação e melhoria contra os seus inimigos-chave”, co-financiado através dos programas Alentejo 2020 e Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder). O projecto Protecolea envolve, além do MED, o Pólo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (Iniav) e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tendo ainda associadas as empresas Herdade do Esporão (Reguengos), Herdade do Malheiro (Vidigueira) e Sociedade Agrícola Torre de Figueiras (Monforte).

Este seminário é composto por quatro sessões temáticas: “Resistência da mosca-da-azeitona e impacto desta na limitação da praga. Caracterização molecular da traça-da-oliveira como contributo para o seu conhecimento no olival alentejano”, “Caracterização biológica e molecular da gafa-da-azeitona, nas variedades tradicionais do Alentejo, para a melhoria da sua limitação no olival”, “Presença e abundância dos vectores da bacteriose Xylella fastidiosa, causadora da doença do ‘Declínio súbito do olival’, em olivais da região do Alentejo”, “Desenvolvimento de estações-armadilha autónomas, para captura em massa da mosca-da-azeitona, com utilização em olivais extensos/intensivos”. Serão ainda apresentadas as estações-armadilha de captura em massa desenvolvidas no âmbito do projecto Protecolea.

Pode consultar o programa deste seminário aqui.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fotogaleria