gestão

Encontro Nacional de Técnicos da Confagri a 30 e 31 de Janeiro

Nos dias 30 e 31 de Janeiro, decorre em Esposende a edição de 2020 do “Encontro Nacional de Técnicos” da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri). O evento, que vai reunir cerca de 400 técnicos e dirigentes de todo o País das organizações que integram a Confagri, visa «analisar e debater, em colaboração com os responsáveis do Ministério da Agricultura e de outras entidades do sector, as principais linhas de acção da política agrícola para o ano 2020 e perspectivar a sua evolução nos próximos anos».

No dia 30, no primeiro painel, dedicado à “Campanha das ajudas e Parcelário 2020”, técnicos do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), do Gabinete de Planeamento do Ministério da Agricultura (GPP) e da Confagri vão «esclarecer os procedimentos em vigor para a campanha das ajudas que se inicia a 1 de Fevereiro, onde se incluem as alterações legislativas, bem como os formulários de candidatura e controlos administrativo e físico». O segundo painel irá debruçar-se sobre o PDR2020 (nomeadamente, reprogramação, calendário de concursos e instrumentos financeiros).

Terá ainda lugar o “Espaço Inovação”, em que serão apresentados «um conjunto de projectos inovadores para o sector agrícola e pecuário». No dia 30, realiza-se um jantar, presidido pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, que inclui a cerimónia de entrega dos “Prémios do Mérito” às entidades e técnicos que mais se distinguiram na campanha de 2019.

“O programa de formação profissional da Confagri”, “O serviço de aconselhamento agrícola e florestal”, “Regime de Exercício da Actividade Pecuária”, “Agricultura, pecuária e ambiente”, “Estatuto da Agricultura Familiar e Jovem Empresário Rural” e “A Política Agrícola Comum pós 2020” são os temas dos painéis de dia 31. Pode consultar o programa do “Encontro Nacional de Técnicos” aqui.

«Esta iniciativa, além de fortalecer os laços que nos unem aos nossos associados, torna a nossa estrutura associativa mais capacitada para ultrapassar os desafios que se avizinham para o sector agrícola», assinala o secretário-geral da Confagri. «Queremos estar um passo à frente, antecipando-nos às dificuldades. É por essa razão que, com profissionalismo e o know-how dos nossos técnicos, queremos levar a vasta rede de organizações agrícolas associadas e protocoladas da Confagri mais longe. Temos muito orgulho no caminho que traçámos até agora e que nos conduziu à posição cimeira que assumimos hoje, e é com o sentido de bem servir a agricultura portuguesa que estamos motivados e empenhados em fazer mais e melhor, neste ano que agora se inicia», concluiu Francisco Silva.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fotogaleria