Tessior_1393a

BASF lançou o sistema Tessior para a vinha

A BASF lançou em Portugal o seu sistema Tessior, que se destina a proteger a vinha contra as doenças do lenho da videira (DLV). O lançamento teve lugar a 5 de Dezembro no hotel The Yeatman, no Porto, e contou com a participação de mais de 60 viticultores.

A empresa indica que este sistema é o «resultado de uma colaboração entre a BASF – Agricultural Solutions Portugal, a Felco e a Mesto». Segundo a BASF, o sistema Tessior permite proporcionar «um futuro sustentável para as vinhas» e «é o primeiro produto pronto a usar, preciso e flexível, de protecção dupla, construindo uma barreira química e física, para podar, proteger, preservar».

Tessior_1403c1

A empresa explica que o protector de ferida «contém uma dispersão de polímero à base de água que pode ser pulverizada e que forma um revestimento protector na ferida». O protector contém ainda dois fungicidas de amplo espectro – piraclostrobina e boscalid –, pelo que «oferece protecção dupla, construindo uma barreira química e física».

No evento, Cecília Rego, investigadora do Instituto Superior de Agronomia e especialista em doenças do lenho, realizou uma intervenção, onde apresentou as últimas conclusões científicas sobre este tema. Em seguida, foi apresentado o produto e o método de aplicação, proporcionando aos viticultores a oportunidade de experimentar a máquina e conhecer o sistema Tessior, que é composto pelo recipiente do protector de ferida, por um suporte para as costas onde o recipiente está colocado e por um sistema de difusão (com um tubo e uma cabeça de difusão).

Tessior_1543b

 

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *