Carlos2_Alta

Divertec aposta no sector hortofrutícola

A Divertec é uma empresa que pertence ao Grupo Diverembal e que foi criada em 2015 com o objectivo de apresentar soluções em equipamentos para a indústria alimentar. Até agora focada no sector das carnes e do pescado, a Divertec quer apostar numa nova área de negócio, o das frutas e legumes, reforçando a sua posição no mercado com novas parcerias para melhor responder às actuais necessidades da produção que quer industrializar os seus negócios. Modernizar processos, reduzir custos operacionais e melhorar a qualidade do produto, são missões que fazem parte da actividade desta marca que, procurando manter uma relação estreita com os seus clientes, quer andar de mãos dadas com as empresas do sector do processamento de alimentos. Sobre este novo passo, falámos com Carlos Miguel Ferreira (na foto), director-geral da Divertec.

Estiveram presentes na Fruit Attraction, em Madrid, uma das mais importantes feiras do sector hortofrutícola. Que balanço faz desta participação?

Participámos juntamente com um parceiro, que é a Luciano Aguilar, e foi bastante positivo. É uma feira que tem vindo a crescer, que já concorre directamente com a Fruit Logistica, que se realiza em Berlim, e onde gostei sobretudo de ver tantas empresas portuguesas presentes. Penso que ficou bem patente a evolução que o sector das frutas e legumes tem tido e certamente será uma feira que crescerá ainda mais.

Foi esta evolução do sector hortofrutícola que motivou a Divertec a apostar numa nova área de negócio?

Exactamente. A nossa presença neste sector era muito residual, estamos muito presentes nos mercados de carnes e pescado, mas quisemos diversificar a nossa actividade. Verificámos que o sector hortofrutícola tem vindo a crescer, mas com graves problemas por causa da falta de mão-de-obra. Queremos estar presentes neste espaço com potencial de crescimento, apresentando algumas soluções de automatização. Estamos por isso a reforçar a nossa presença nessa fileira através de novas representadas e com novos comerciais.

Foi neste contexto que estabeleceram parceria com a empresa belga Pattyn?

Sim. Já tínhamos estabelecido uma parceria com a Tomra, que tem soluções para a questão da selecção em produtos como batata, cenoura e tomate. Chegámos também a acordo com a empresa espanhola Martin Maq para soluções chave na mão, desde a recepção dos produtos do campo, até ao embalamento, com lavadoras e calibradoras. E, mais recentemente, fechámos então a parceria com a Pattyn. Isto porque verificámos que, sobretudo no sector da fruta, há muito embalamento com saco. Esta máquina da Pattyn monta a estrutura da caixa já com a bolsa dentro, o que ao nível de produtividade é bastante vantajoso. Já temos ofertas muito versáteis, que nos permitem trabalhar com produtores mais pequenos ou com empresas de grande escala.

Estamos a falar de equipamentos que fazem a diferença?

Além da questão de minimizarem o problema da falta de mão-de-obra, respondem às exigências que cada vez mais o mercado actual tem. Estas máquinas aumentam a produtividade no processamento e diminuem as falhas na cadeia. É muito importante apresentar um produto com qualidade e dentro das especificações solicitadas sem depender tanto do factor humano. Além dos equipamentos que já referi, temos também, sobretudo para a batata e citrinos, a área dos multicabeçais, com a possibilidade ou não de embaladores verticais.

Dão algum tipo de apoio técnico?

Temos um suporte técnico em todos os equipamentos e podemos aconselhar qual a melhor máquina a usar em cada caso. Continuamos sempre à procura de novos equipamentos que respondam às necessidades do mercado para formalizarmos eventuais novas parcerias. Somos uma empresa dinâmica e proactiva e estamos atentos a essas necessidades, bem como em mantermo-nos próximos dos nossos clientes e parceiros. Trabalhamos com países onde a agricultura tem um papel forte, como a Alemanha, Bélgica, Holanda ou Espanha, e queremos continuar a crescer.

 

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *