Biogomo_Frusoal1

Frusoal pretende exportar laranja biológica para o Norte da Europa

A organização de produtores Frusoal pretende exportar, já em 2020, laranja biológica da sua marca Biogomo, sobretudo para o Norte da Europa, nomeadamente Suécia e Dinamarca. Neste sentido, a empresa realizou a primeira abordagem a este mercado, participando na Nordic Organic Food, a maior feira de produtos biológicos da região da Escandinávia, que teve lugar em MalmöMässan, na Suécia, entre 13 e 14 de Novembro.

Após contactos com potenciais clientes, a organização de produtores (OP) refere em comunicado que «acredita que há espaço no mercado para a laranja produzida em modo biológico no Algarve», com Pedro Madeira, sócio-gerente da Frusoal, a acrescentar que «o mercado está desperto para novos fornecedores» e que «recebemos muitos contactos de pessoas interessadas». «A nossa vocação sempre foi a de fornecer fruta da forma tradicional e o nosso produto é uma novidade em termos de sabor, face à concorrência. Colhemos a laranja mais perto do seu ponto ideal de consumo e, por isso, é mais saborosa», afirma Pedro Madeira.

A expectativa é, em 2020, destinar 200 toneladas de laranja biológica Biogomo para a exportação. A Frusoal indica que as laranjas da marca Biogomo chegam ao consumidor entre Janeiro e Março.

A participação da OP na Nordic Organic Food insere-se no plano de internacionalização que tem em curso, o qual visa aumentar em mais de 40% o volume de laranja comercializada fora de Portugal. Este objectivo acompanha a «subida prevista na produção global da empresa, das actuais 35.000 toneladas (t) [de citrinos] para 50.000 t nos próximos quatro anos».

O projecto de internacionalização da Frusoal é cofinanciado pelo Programa Operacional Cresc Algarve 2020, com um montante de investimento elegível global de 259.552,50 euros, dos quais 45% (116.798,63 euros) são oriundos do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder). As exportações representam actualmente 20% do total da produção de citrinos – laranjas, tangerinas, clementinas e limões – da Frusoal.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *