o-sector-do-vinho_img1

Comissão Europeia lançou o Observatório do Mercado do Vinho

A Comissão Europeia lançou oficialmente ontem, dia 4 de Novembro, o Observatório do Mercado do Vinho, com uma reunião inicial. Segundo a Comissão, este recurso «vai trazer análise de curto prazo e maior transparência a um sector importante da agricultura europeia.

O Observatório do Mercado do Vinho abrange todos os tipos de vinhos – tinto, branco, rosé –, bem como os vinhos protegidos pelos sistemas de Indicação Geográfica Protegida (IGP) e Denominação de Origem Protegida (DOP). A Comissão refere que este recurso será «actualizado regularmente» com dados de mercado relativos a preços, produção e comércio, os quais serão complementados com análises de mercado, relatórios previsionais de curto prazo e perspectivas de médio prazo e com reuniões regulares de peritos de mercado para discutir o estado do mercado.

A propósito deste lançamento, a Comissão salienta que a União Europeia é o maior produtor mundial de vinho, representando 65% da produção global e 70% das exportações. O Observatório do Mercado do Vinho pode ser consultado aqui.

A Comissão já tinha lançado outros observatórios: das colheitas (cereais, oleaginosas, proteaginosas e leguminosas), do açúcar, da carne, do leite, de frutas e legumes. Este tipo de recursos, explica a Comissão, foram concebidos «para ajudar o sector agrícola europeu a lidar de forma mais eficaz com a volatilidade dos mercados e para garantir mais transparência».

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *