A 4 de Dezembro, o Museu do Vinho, na Quinta das Pratas, na cidade do Cartaxo, recebe o “Balanço da Campanha dos Horto-industriais de 2019”. Este evento é organizado pelo Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (Cothn), em colaboração com a Federação Nacional de Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP) e o Centro de Competências para o Tomate de Indústria (CCTI).
Segundo a organização, a edição de 2019 deste balanço anual vai incidir sobre as culturas horto-industriais «mais representativas do sector hortícola», como o tomate, o pimento e o brócolo. Em análise estarão factores como a área de produção, a produtividade, a qualidade da produção, os principais problemas registados (condições de clima, solo, pragas, doenças…), as suas variações em relação a anos transactos e as perspectivas comerciais.
Também vão ser apresentados trabalhos desenvolvidos no âmbito do grupo operacional Qualitomate. Espera-se ainda que o evento conte com «a participação de stakeholders que abordarão os principais aspectos técnicos que caracterizam a campanha».
A participação é gratuita, mediante inscrição. O programa completo do “Balanço da Campanha dos Horto-industriais de 2019” pode ser consultado aqui.