DSC_1587a

Tagus recebe candidaturas de projectos à medida 10.2.1.2. do PDR 2020

A Tagus – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior anunciou que está a receber candidaturas de projectos, a implementar em Abrantes, Constância e Sardoal, aos apoios do PDR 2020 para a medida 10.2.1.2. – “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas”. Este aviso vai estar aberto até 29 de Novembro e possui uma dotação orçamental de 205.000 euros, oriundos do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), através do Portugal 2020 e co-financiados pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (Feader).

A Tagus indica que as candidaturas «devem contribuir para o processo de modernização e capacitação de empresas desta área». Segundo a entidade, os pedidos podem ir até aos 200.000 euros e podem obter um «financiamento a fundo perdido de 45% das despesas elegíveis».

A associação realça que «serão mais pontuados os projectos que se insiram nas prioridades definidas na Estratégia de Desenvolvimento Local da Tagus – ou seja, investimentos relacionados com os sectores do azeite, dos produtos biológicos, dos frutos vermelhos e dos hortofrutícolas». Assinala-se também que «são priorizados pedidos de apoio que criem dois ou mais postos de trabalho e que invistam na melhoria da eficiência energética e visem o uso eficiente dos recursos», sendo ainda valorizados «projectos com software aplicacional, como criação de plataforma de comercialização on-line ou sítio na Internet».

A Tagus refere que já aprovou 13 candidaturas à medida 10.2.1.2., as quais somam um investimento de mais de 1,3 milhões de euros, comparticipados em cerca de meio milhão de euros. A associação explica que «a maioria dos projectos incide no sector olivícola, havendo ainda projectos vinícolas e um de desidratação de frutas». O corrente aviso é a sexta abertura do período de candidaturas à medida 10.2.1.2. desde que começou a implementação do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) Rural e a segunda em 2019.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *