brexit-4011711_1920

Seminário: Brexit – Oportunidades e Desafios para o Setor Agrícola

Para esclarecer as empresas do sector agrícola sobre o Brexit, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) promove, juntamente com a AICEP, e a Direção Geral das Actividades Económicas do Ministério da Economia, o seminário gratuito “Brexit: Oportunidades e Desafios para o sector Agrícola”.

Este seminário, que tem como objectivo prestar informação sobre toda a problemática do Brexit, terá lugar no  próximo dia 29 de Outubro, pelas 14h30 no Auditório da CAP, em Lisboa, e contará com a intervenção especializada de representantes da Autoridade Tributária e Aduaneira e do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPPA) do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, que vão apresentar vários cenários relativos aos impactos aduaneiros e regulamentares do Brexit.

Neste seminário, será apresentado pela EY-AM&M o estudo da CIP- Confederação Empresarial de Portugal “Brexit – as consequências para a economia e as empresas portuguesas”, estando também previsto um debate para discussão dos impactos sectoriais da saída do Reino Unido da União Europeia.

Destaque ainda para a presença do delegado da AICEP no Reino Unido, Rui Boavista Marques, e para a participação da Direção Geral de Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que vão informar os participantes do seminário sobre o estado actual das negociações Brexit.

As negociações de saída da União Europeia por parte do Reino Unido (Brexit) prosseguem com um nível de incerteza elevado, apesar de a data prevista para a sua efectivação ter sido novamente adiada até 31 de Outubro de 2019.

O Reino Unido é o 4º mercado das exportações portuguesas de bens e o 1º mercado de exportações de serviços, importando analisar os vários cenários estimados para o desenlace das negociações, sobretudo no que diz respeito às implicações aduaneiras e pautais, mas também no que diz respeito às barreiras não alfandegárias.

A participação no evento requer inscrição online, que pode ser feita aqui.

PROGRAMA

14:00 Recepção de Participantes

14:30 Abertura da Sessão

– António Silva, administrador da AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

– Fernanda Ferreira Dias, diretora-geral da Direção-Geral das Actividades Económicas do Ministério da Economia

14:45 Brexit – Enquadramento Actual

– Embaixador João de Vallera, coordenador Brexit, Ministério dos Negócios Estangeiros

– Rui Boavista Marques, delegado da AICEP em Londres

15:25 Impactos Aduaneiros e Regulamentares

– Autoridade Tributária e Aduaneira (AT)

15:40 O Brexit e o Sector Alimentar – Visão Global

– Direção de Serviços dos Assuntos Europeus e Relações Internacionais, Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPPA), Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

16:00 Coffee-Break/Intervalo

16:15 Apresentação dos Resultados do Estudo CIP sobre as consequências do Brexit

– Vítor Escária, professor do ISEG, Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa

16:30 Impactos Sectoriais

Debate moderado por Pedro Capucho, diretor coordenador Economia da CIP, Confederação Empresarial de Portugal, com a participação de:

– Maria Alice Rodrigues, diretora de Serviços do Comércio Internacional da Direção Geral de Actividades Económicas (DGAE) do Ministério da Economia

– empresas testemunho

17:00 Encerramento da Sessão

– Eduardo de Oliveira e Sousa, presidente da CAP, Confederação dos Agricultores de Portugal

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *