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Comissão lança Observatório do Mercado de Frutas e Legumes

A Comissão Europeia lançou oficialmente a 18 de Outubro o novo Observatório do Mercado de Frutas e Legumes. Este recurso vai ser focado em quatro áreas: pomóideas (pêra e maçã), nos citrinos, na fruta de caroço (pêssegos e nectarinas) e nos tomates.

Segundo a Comissão, este recurso será «actualizado regularmente» com dados de mercado relativos a preços, produção e comércio, os quais serão complementados com análises de mercado, relatórios previsionais de curto prazo e perspectivas de médio prazo e com reuniões regulares de peritos de mercado para discutir o estado do mercado. O Observatório do Mercado de Frutas e Legumes pode ser consultado aqui.

A Comissão afirma que este recurso visa «fornecer mais transparência ao sector hortofrutícola europeu, através da disseminação atempada de dados de mercado e de análises de curto prazo» e ajudar o sector a «lidar de forma mais eficaz com a volatilidade dos mercados». O Observatório do Mercado de Frutas e Legumes conta com um grupo de peritos, dividido em quatro subgrupos, relativos às áreas de foco mencionadas.

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Este observatório surge depois de já terem sido lançados observatórios de mercado para as colheitas (cereais, oleaginosas, proteaginosas e leguminosas), o açúcar, a carne e o leite, sendo que deverá ser lançado um dedicado ao vinho em Novembro. A Comissão realça que a hortofruticultura é «um sector chave da agricultura europeia» e que «representa cerca de 24% do valor da produção agrícola da União Europeia».




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