agriculture irrigation2

Sessão em Évora vai promover a reutilização de água no regadio

A 18 de Setembro, no Parque Científico e Tecnológico de Évora, na Herdade da Barba Rala, tem lugar uma sessão de divulgação subordinada ao tema “Reutilização de água no regadio”. O evento visa «sensibilizar para a utilização de água para reutilização na actividade de regadio na região do Alentejo» e «discutir a problemática da reutilização de águas residuais para fins agrícolas, as oportunidades e os desafios dessa utilização, envolvendo todos os protagonistas».

A sessão de divulgação decorre no âmbito do projecto Reuse, que conta com financiamento do Fundo Ambiental e que é desenvolvido em parceria entre a Águas de Portugal, Águas Públicas do Alentejo (AgdA), Empresa de Desenvolvimento e infra-estruturas do Alqueva (EDIA), Instituto Superior de Agronomia (ISA), Efacec e Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR). No evento, será apresentado o projecto internacional SuWaNu – iniciativa em que Portugal participa, através da Federação Nacional de Regantes de Portugal [Fenareg] e da Consulai), a qual está «a estudar a situação actual da reutilização de águas residuais na rega no Mediterrâneo» – e «ouvidos os pontos de vista e experiência de reutilização de agricultores», bem como «a posição do Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura sobre estas matérias».

Segundo um comunicado da organização, um dos pilotos de demonstração do projecto Reuse «decorre na ETAR [Estação de Tratamento de Águas Residuais] de Beja, onde foi instalado um sistema de produção de água para agricultura tendo como fonte as águas residuais tratadas nesta ETAR». O comunicado explica que «este piloto utiliza tecnologias de tratamento de reduzido custo operacional (painéis concentradores da radiação solar para desinfecção da ApR [água para reutilização] por acção da radiação UV [ultravioleta] e acção térmica), destinando-se a água ao regadio de uma plantação de romãzeiras» na região.

Com este piloto do projecto Reuse, pretende-se «estudar o impacto da água para reutilização nas plantas, solo e água». Pode consultar o programa da sessão de divulgação “Reutilização de água no regadio” aqui.

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *