Eucera cineraria na Herdade Do Pinheiro (Portugal)_low

Syngenta comemora 10 anos de Operation Pollinator em Portugal

“Biodiversidade e agricultura, uma aliança necessária: 10 anos de Operation Pollinator” é um evento que vai decorrer na tarde de 13 de Junho, no âmbito da Feira Nacional de Agricultura 2019. Esta iniciativa é promovida pela Syngenta em colaboração com a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e visa comemorar o décimo aniversário da implementação do programa Operation Pollinator em Portugal.

Em comunicado, a Syngenta indica que o programa internacional Operation Pollinator «contribui para o aumento da biodiversidade no sector agrícola, ao impulsionar as populações de insectos polinizadores através da criação de habitats adaptados às espécies de insectos e às condições locais». A empresa acrescenta que «este projecto baseia-se na introdução de habitats específicos para insectos polinizadores nas margens dos campos agrícolas que permitam criar refúgios naturais para os polinizadores e fomentar a presença de outros artrópodes úteis como predadores e parasitóides».

Segundo a Syngenta, durante o evento, vão ser distinguidas cinco «entidades pioneiras neste projecto de sustentabilidade agrícola»: Sogrape, Frutoeste, Vitacress, Estação Agrária de Viseu e Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Também «será formalizada a assinatura de dois protocolos entre a Syngenta e duas empresas do sector agroalimentar».

Este evento terá lugar na Sala Ribatejo, no Cnema, pelas 14h30, sendo a participação sujeita a inscrição prévia. Na Sala Scalabis, está patente uma exposição fotográfica de alguns dos insectos polinizadores e predadores de pragas que foram monitorizados e identificados ao longo dos últimos 10 anos no âmbito do Operation Pollinator na Península Ibérica, tendo as fotografias sido captadas por entomólogos que participaram neste projecto desde o seu início.

 

Programa

14h30 – Recepção e acreditação dos convidados com visita à exposição fotográfica dos 10 anos de Operation Pollinator

15h00 – Sessão de abertura:

  • Boas vindas – Felisbela Torres de Campos, responsável Registo & Assuntos Corporativos da Syngenta Portugal
  • Discurso inaugural – Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da CAP

15h20 – “Acelerar a inovação num mundo em mudança – os novos compromissos da Syngenta” – António Saraiva, responsável Business Sustainability da Syngenta AME e Sul da Europa

15h35 – Balanço dos 10 anos do Operation Pollinator em Portugal – Felisbela Torres de Campos, responsável Registo & Assuntos Corporativos da Syngenta Portugal

15h45 – Debate “Biodiversidade e Agricultura, uma aliança necessária”:

  • José Palha, CEO da Pereira Palha Agricultura Lda. – Exemplo de uma empresa agrícola familiar sustentável
  • António da Paula Soares, presidente da ANPC
  • Rui Barreira, especialista em Conservação da Natureza da ANP em associação com a WWF
  • João Casaca, secretário-Geral da FNAP
  • Luís Mesquita Dias, da Vitacress (a confirmar)
  • Conclusões do debate: representante português na Comissão Europeia (a confirmar)

17:00h – Formalização da assinatura dos dois protocolos com duas empresas do sector agroalimentar

17h15 – Cerimónia de entrega dos prémios “10 anos de Operation Pollinator”

17h45 – Encerramento do evento

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *