Batata

Batata de Portugal já pode ser exportada para o Qatar

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural anunciou hoje, 10 de Abril, a abertura do mercado do Qatar à exportação de batatas. O Qatar é um emirado do Oriente Médio e, segundo informação do Ministério, é «um mercado com um potencial de cerca de 2,6 milhões de consumidores».

Segundo o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, «este passo é resultado do forte investimento deste Governo na abertura de mercados e na internacionalização». Portugal já podia exportar pintos do dia e ovos de incubação para este mercado.

O Ministério indica que já abriu 54 mercados, para 202 produtos: 155 da área animal e 47 de origem vegetal. Esta entidade acrescenta que, actualmente, «está a trabalhar de forma intensa na abertura de 58 mercados, para viabilização da exportação de 274 produtos, sendo 223 da área animal e 51 da área vegetal».

Para se exportar, sublinha o Ministério, «previamente ao início das operações para países terceiros, é geralmente necessário estabelecer com as autoridades competentes dos países de destino as condições e requisitos fitossanitários ou sanitários que têm que ser cumpridas, quer pelos operadores económicos, quer pela autoridade competente nacional, na certificação dos produtos a serem exportados». Neste sentido, o Ministério afirma que «as empresas interessadas deverão contactar as Direções de Serviços de Alimentação e Veterinária da sua Região (DSAVR), ou os serviços competentes das Regiões Autónomas (RA), por forma a conhecerem os requisitos específicos necessários para darem início à exportação».

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *