PT_Saudável

Melhorar o sistema alimentar é o mote da 4.ª Conferência Portugal Saudável da Missão Continente

A 4.ª edição da Conferência Portugal Saudável realiza-se a 10 de Abril, com o mote “Improving our food system” e visando «contribuir para a discussão pública do “sistema alimentar”». Promovida pela Missão Continente – marca que agrega todas as iniciativas de responsabilidade social do Continente –, terá lugar no cineteatro Capitólio, em Lisboa.

No evento, irá ser discutido «o futuro do sistema alimentar e de modelos capazes de conciliar de forma integrada a saúde, o ambiente e a economia», indica um comunicado da organização. Este debate vai ter como ponto de partida um relatório encomendado pela Presidência do Conselho da União Europeia, designado “Connecting food systems for co-benefits: how can food systems combine diet-related health with environmental and economic policy goals?” (“Como podemos promover uma alimentação saudável ao mesmo tempo que incentivamos as economias locais e a protecção do meio ambiente?”).

O programa inclui também o ciclo de conversas “À roda da alimentação”, em que vão ser abordadas, «de forma descomplicada e transparente, as várias etapas essenciais da cadeia de valor, nomeadamente a origem, o saber, a cozinha, o dia-a-dia e o compromisso do sector retalhista». O objectivo destas “conversas” é «ajudar todos os portugueses a adoptar melhores hábitos de saúde e alimentação».

Esta iniciativa conta com oradores de diferentes áreas: produção, investigação, educação alimentar, restauração, televisão, retalho e política. O programa é o seguinte:

09h00 | Recepção dos convidados

09h30 | Vídeo “Continente: Improving our food system”

09h35 | Abertura – José Fortunato, Presidente da Missão Continente

09h45 | Improving our food system: O benefício para a economia nacional e local – João Torres, Secretário de Estado da Defesa do Consumidor (em confirmação)

09h55 | Connecting food systems for co-benefits: How can food systems combine diet-related health with environmental and economic policy goals? – Corinna Hawkes, Diretora do Centre for Food Policy da Universidade de Londres

10h35 | Coffee-break saudável e sustentável

11h00 | Conversas “À roda da alimentação”

Moderadora: Catarina Furtado, Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População e Fundadora e Presidente da Associação sem Fins Lucrativos Corações com Coroa

 

À Roda da origem

Carla Simões, Frutalvor

Henrique Gomes, Biofrade

 

À Roda do saber

João Ramos, “Diga Doutor RTP”

Helena Real, Secretária-Geral da Associação Portuguesa de Nutrição

 

À Roda da cozinha

Chef Filipa Gomes, apresentadora do programa “Prato do Dia”

Chef Júnior Maria Silva, vencedora do “Júnior Masterchef”

 

À Roda do dia-a-dia

João Manzarra, apresentador de televisão

Sónia Morais Santos, jornalista e blogger (Cocó na fralda)

Isabel Silva, apresentadora de televisão

 

À Roda do Compromisso

Ana Alves, Diretora Comercial de Marcas Próprias Continente

Ondina Afonso, Presidente da Comissão Alimentar do EuroCommerce

 

12H20 | Improving our food system: o benefício para a saúde dos portugueses – Raquel Duarte, Secretária de Estado da Saúde (em confirmação)

12H30 | Encerramento

 

A inscrição no evento é gratuita e pode ser efectuada no site da Missão Continente.

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fotogaleria