Maçã-735x400

Primeiras pêras e maçãs portuguesas chegam à Índia pela Especial Frutas

É com orgulho que José Coito, sócio-gerente da Especial Frutas, conta à nossa revista que as pêras e maçãs exportadas pela sua empresa devem chegar à Índia ainda esta semana. Depois de uma longa jornada de 40 dias, chegam assim àquele destino asiático as primeiras frutas portuguesas.

«A exportação foi feita por via marítima e levamos um contentor com uma palete de pêra Rocha e o resto de maçã Royal Gala, qualquer coisa como 2,5 toneladas de pêra e 19 de maçã», conta o empresário.

A Especial Frutas é assim a primeira empresa nacional a fazer chegar o seu produto à Índia. «Vendemos a uma cadeia de distribuição, num processo que não foi fácil, aliás, nunca é. Mas trabalhámos para isso, mexemo-nos e vamos agora aguardar o feedback desta venda para ver se conseguimos dar-lhe continuidade», acrescenta José Coito, responsável pela empresa de Alcobaça que já exporta 35% da sua produção para dois continentes.

Este importante destino de frutas e legumes está aberto para exportação desde Outubro de 2018 e o ministro da Agricultura não deixou de se congratular com esta operação, referindo-se a ela durante o jantar empresarial que decorreu no âmbito da Fruit Logistica, em Berlim.

Um estudo recente divulgado pela organização daquela feira de Berlim aponta para que, em 2030, a China, a Índia e a Indonésia irão representar 56% do consumo mundial de frutas e legumes, pelo que esses três mercados são uma das principais prioridades para as empresas portuguesas.

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *