311705_2822

Cooperativas olivícolas debatem o futuro do sector

A Fenazeites – Federação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Olivicultores, associada da CONFAGRI, realiza no próximo dia 15 de Fevereiro um encontro com as Cooperativas Olivícolas em Trás-os-Montes para discutir o futuro perante a ameaça da Xylella fastidiosa e as alterações no regime contributivo dos trabalhadores independentes

O encontro, que conta com o apoio da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros, terá lugar pelas 10h00, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, e tem como objectivo identificar alguns dos problemas mais urgentes do sector olivícola e fazer um levantamento de propostas a apresentar ao Governo.

Azeite de Trás-os-Montes DOP, um património a preservar

O azeite de Trás-os-Montes é um produto de origem portuguesa com Denominação de Origem Protegida (DOP) pela União Europeia desde 1996.

Representando 11% da produção nacional, o azeite de Trás-os-Montes tem um peso económico bastante significativo na região. A qualidade destes azeites é mundialmente reconhecida e os inúmeros prémios conquistados têm aumentado o seu prestígio, sobretudo no mercado internacional.

Para que este produto possa contribuir para aumentar as exportações do País, a cooperativa acredita que é preciso manter a dinâmica no sector e o empenho dos produtores.

Programa do Encontro

O debate contará com a presença de vários profissionais do sector, entre eles, o presidente da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros, Luís Rodrigues; a secretária-geral adjunta da CONFAGRI, Aldina Fernandes; a sub-directora geral da DGAV, Paula Cruz de Carvalho; o coordenador financeiro da CONFAGRI, Albino Alves; a secretária-geral da Fenazeites, Patrícia Falcão Duarte; o presidente da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça, Francisco Vilela; e o presidente do conselho fiscal da Cooperativa dos Olivicultores de Valpaços, Fernando Mourão Vieira.

A sessão de encerramento será da responsabilidade do presidente da Fenazeites, Aníbal Martins.

Consulte o programa clicando aqui.

 

 

 

 

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *