plantas

Debater o futuro da produção de plantas

A 9 de Janeiro, o Parlamento Europeu, em Bruxelas (Bélgica), acolhe a conferência “The future of plant breeding”. A conferência é promovida pela European Landowners Association, entidade que representa os interesses dos proprietários e gestores de propriedades rurais e de negócios rurais na União Europeia.

Esta iniciativa surge na sequência de uma decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia, que defende que as «novas técnicas de edição genética» deverão ser abrangidas pela legislação europeia sobre organismos geneticamente modificados (OGM). Os promotores da conferência consideram a legislação sobre OGM como «restritiva» e podendo prejudicar a adopção e aplicação das referidas técnicas.

A organização salienta que o sector agrícola enfrenta múltiplos desafios – como alterações climáticas, aumentar a produção de alimentos para corresponder ao aumento populacional, aumentar a resistência contra ameaças novas e existentes, uso sustentável de recursos, entre outros – e que as inovações no sector das plantas – como as «novas técnicas de edição genética» – «prometem ajudar a responder a esses desafios». Neste âmbito, a conferência visa examinar as consequências da decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia, propor formas de resolução do problema e demonstrar as situações que poderão ser resolvidas através destas tecnologias.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fotogaleria