7a

Maia: Horta Comunitária de Fundo de Vila celebrou um ano

Em resultado de uma parceria estabelecida entre a Maiambiente, a Câmara Municipal de Maia e a Lipor, entrou em funcionamento em Novembro de 2017 a Horta Comunitária de Fundo de Vila. Localizada na freguesia de Milheirós, na Maia, «muito próxima do núcleo urbano central da cidade», disponibiliza 46 talhões.

O balanço deste projecto «é muito positivo», com todos os talhões disponíveis atribuídos. A agricultura aqui praticada é em modo de produção biológica, tendo todos os candidatos frequentado formação de compostagem caseira e agricultura biológica antes de receberem o respectivo talhão.

Os promotores sublinham que a «aposta nas hortas comunitárias permite aliar sustentabilidade e integração social». Cada talhão possui um compostor e no espaço da Horta Comunitária de Fundo de Vila existe também uma zona de lazer, um local colectivo de armazenamento de pequenas alfaias agrícolas, pontos de água de utilização comum e um pomar. É ainda realçado que, além das questões ambientais e de sustentabilidade, este tipo de iniciativa tem «um papel social muito importante».

9a




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *