field-932765_1280

Execução do PDR 2020 atinge 50%

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, anunciou esta manhã no Parlamento que o Programa de Desenvolvimento Rural atingiu os 50% de execução.

Tendo ultrapassado há muito o número de pedidos de apoio apresentados ao longo de todo o PRODER, «o PDR 2020 apresenta cerca de 8 meses de avanço sobre o programa anterior em termos de execução», explicou o ministro. Capoulas Santos deu nota de que «Portugal, com 50% de execução do PDR 2020, está muito acima da média de execução dos estados-membros, que se situa nos 36,8%». O ministro da Agricultura apresentou estes dados à Comissão de Agricultura e Mar, hoje, dia 12, no Parlamento, onde decorreu mais uma audição regimental.

Em termos de investimento, o destaque vai para os quase 30 mil projectos contratados, a que corresponde um apoio público que ultrapassa os dois mil milhões de euros, já em execução.

Até ao momento, o PDR 2020 acolheu já um total de 258.205 candidaturas, a que acrescem 9.062 candidaturas transitadas do programa anterior.

Destas 258.205 candidaturas, 62.470 correspondem a projectos de investimento nas explorações agrícolas, na agro-indústria, em infraestruturas e nas florestas.

«Trata-se de um volume de projectos que ultrapassa largamente o número apresentado ao longo do anterior quadro de apoio e que é tanto mais significativo se tomarmos em linha de conta que só agora entrámos na segunda metade do período de vigência do quadro», lê-se numa nota enviada pelo Ministério. «Esta procura de apoio público corresponde a uma dinâmica de crescimento muito positiva, traduzida numa disponibilidade de investimento que está a ser direccionada para este sector», sublinhou o ministro.

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *