45657551_1891188104268372_3506152794962788352_n

2018: AEP fez 41 acções em 31 mercados com mais de 200 empresas nacionais

A AEP – Associação Empresarial de Portugal realizou, durante este ano, no âmbito do programa “Business On the Way”, entre participações em feiras e missões empresariais, um total de 41 acções, que se desenvolveram em 31 mercados: África do Sul, Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Arménia, Azerbaijão, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Cuba, Dubai, França, Gana, Geórgia, Índia, Israel, Itália, México, Namíbia, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Roménia, Rússia, Senegal e Singapura. Estas acções envolveram mais de duas centenas de empresas nacionais de diversos sectores de actividade.

Para promover a internacionalização das empresas portuguesas, para além da organização de missões e da presença em feiras, a área de Internacionalização da AEP também organizou sete acções de mentoring – uma importante ferramenta de desenvolvimento profissional – e 34 seminários e workshops, que ajudaram as empresas participantes, através da partilha de informação económica detalhada e a apresentação da casos práticos, a conhecer melhor as potencialidades e especificidades de mercados além-fronteiras.

Em 2018, os sectores que mais participaram em acções de internacionalização desenvolvidas pela AEP foram os Materiais de Construção, Agroalimentar e Casa & Decoração. A República Dominicana, Namíbia, Geórgia, Arménia, Bulgária e Paraguai foram os mercados que a AEP abordou pela primeira vez este ano.

Sendo certo que o maior desafio que as empresas enfrentam é a necessidade de se diferenciarem para obterem vantagem competitiva, para a AEP esta exigência conduz à diversificação de mercados e de clientes e deve ser vista como uma questão estratégica. É nesse sentido que o calendário do projecto “Business On the Way” para 2019/2020 tem já previstas 69 acções em 52 mercados.

O ano passado, através de questionários enviados às empresas presentes em feiras, a AEP concluiu que a maioria (91%) efectuou mais de seis contactos. Já no que diz respeito às intenções de negócios, 43% dizem ter recebido mais de seis, 28% entre quatro e seis e as restantes menos de três. Na prática, 19% das empresas respondeu que no decurso das feiras concretizou entre um a três negócios, 3% quatro a seis e 4% mais de seis.

O mesmo inquérito também avaliou a participação das empresas em missões empresariais, tendo revelado, em relação ao número de contactos efectuados, que a maioria das empresas (72%) realizou mais de seis contactos. 51% diz ter recebido entre uma a três intenções de negócios, 25% quatro a seis e 16% mais de seis.

O projecto “Business On the Way” desenvolve-se no âmbito do Portugal 2020 e Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projectos conjuntos – Internacionalização.

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *