plásticos1a

Workshop em Évora sobre o plástico e a agricultura sustentável

“Agricultura sustentável – Plástico” é o nome do workshop que vai ter lugar na tarde de 15 de Novembro, em Évora, nas instalações da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (Cimac). Este evento realiza-se no âmbito do projecto PlaCarvões, liderado pela Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA), num consórcio que inclui a Gesamb (Gestão Ambiental de Resíduos), a Cimac e a Universidade de Évora.

No fim do workshop, será inaugurada uma exposição subordinada ao tema plástico, «dando corpo às acções de sensibilização previstas no projecto», com o objectivo de «sensibilizar comunidades locais, escolas, Governo, instituições públicas e privadas para uma mudança de mentalidade que coloque o ambiente no centro das nossas preocupações, incentivando o aumento da separação, reutilização, reciclagem e redução dos resíduos de plástico». Segundo a EDIA, as fotografias da exposição «ilustram o actual ciclo de utilização e deposição de plástico, procurando transmitir a dimensão do problema e a necessidade de todos ajustarmos comportamentos».

O projecto PlaCarvões «tem como principal objectivo impulsionar um comportamento alinhado com os princípios da economia circular, encorajando as boas práticas, ao mesmo tempo que desenvolve uma possível solução para o problema dos plásticos na agricultura». Em paralelo, pretende «promover uma economia eficiente e produtiva no uso de recursos, água e solo, de base regional e local, diminuindo a pressão sobre estes recursos através da redução da contaminação com plásticos». Esta iniciativa «propõe uma solução de aplicação dos princípios da economia circular na cadeia de valor dos plásticos, com a valorização de resíduos de plásticos (plástico agrícola, plásticos descartáveis e fracção não valorizada dos resíduos urbanos) através da produção de carvões activados».

Este workshop é dirigido aos agricultores da área de intervenção do projecto e antecipa a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, que decorre de 17 a 25 de Novembro. Pode consultar o programa aqui.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *