1

Fruit Attraction bateu recordes e previsões em 2018

A décima edição da Fruit Attraction, certame internacional do sector hortofrutícola que decorre anualmente em Madrid, Espanha, registou números recorde de área de exposição, expositores e visitantes. Na edição de 2018 da feira, que teve lugar de 23 a 25 de Outubro, o número de visitantes ascendeu a 81.235, provenientes de 122 países, o que representa um crescimento de 19% face à edição anterior.

A Fruit Attraction contou com 51.400 metros quadrados de espaço de exposição, um acréscimo de 15% em comparação com a edição de 2017. Esse espaço foi ocupado por um total de 1.621 empresas, oriundas de 40 países.

3

A organização também destaca o assinalável aumento de visitantes internacionais, para um total de 27.994, o que constitui um incremento superior a 40% em relação à edição do ano anterior. Mais uma vez, a maioria veio da Europa, sobretudo de Itália, França, Portugal, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Polónia e Bélgica – «o que confirma este certame como um ponto-chave de encontro para as vertentes europeias de marketing e distribuição do sector». A organização faz ainda menção aos profissionais provenientes do Brasil, do Chile, de Marrocos, do Peru e de África do Sul.

Segundo a organização da Fruit Attraction, a mudança nos dias da semana em que o evento se realiza – tinha lugar de quarta a sexta, passou para de terça a quinta – «foi um sucesso retumbante, um aspecto que se reflectiu no crescimento em 69% no número de visitantes no último dia da feira». Para a organização, «estes dados confirmam a eficácia de estender a actividade para três dias inteiros, com o objectivo fundamental de optimizar o tempo comercial útil do evento».

2

O Programa de Compradores Convidados, organizado pela Fruit Attraction em conjunto com o Instituto Espanhol do Comércio Externo (ICEX), abrangeu 374 profissionais, oriundos de Canadá, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Koweit, Omã e Qatar. Os expositores internacionais perfizeram 36% do total, com 580 empresas, com a organização a realçar as provenientes de Holanda, Itália, Portugal, Polónia e Grécia, bem como o forte crescimento da França e de países não europeus, como Chile, Brasil, Peru, Costa Rica, Colômbia, Argentina e África do Sul, entre outros, o que levou à existência, pela primeira vez, de uma área completa dedicada ao Hemisfério Sul. A X Fruit Attraction contou ainda com a participação, pela primeira vez, de Angola, Emirados Árabes Unidos, Finlândia, Índia, Irão, Mali, Malta, Rússia e Sérvia.

O segmento mais representado foi o da produção de hortofrutícolas frescos, com 1.143 expositores. A indústria auxiliar esteve representada por 417 empresas.

Os Prémios Accelera de Inovação e Empreendedorismo, promovidos pela Fruit Attraction, foram atribuídos ao Lechuga Snack, da Rijk Zwaan Iberica (na categoria “Fresh Produce Award”) e ao Blueberry Vision 2 Unitec Technology, da Unitec (na categoria “F&V Industry Award”). Esta iniciativa para expositores ou co-expositores contou com 39 inscrições.

A Fruit Attraction é organizada pelo Ifema/Feria de Madrid e pela Federação Espanhola de Associações de Produtores Exportadores de Frutas, Legumes, Flores e Plantas Vivas (Fepex). Em 2019, a Fruit Attraction decorre de 22 a 24 de Outubro.

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *