Festival da Abóbora_Foto 1a

Atalaia recebe Festival da Abóbora de 26 a 28 de Outubro

A quinta edição do Festival da Abóbora vai ter lugar entre 26 e 28 de Outubro no Pavilhão Multiusos de Atalaia. Esta iniciativa é promovida pela União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia, com a colaboração da Câmara Municipal da Lourinhã, a Louricoop – Cooperativa de Apoio e Serviços do Concelho da Lourinhã e a Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste (AIHO).

Segundo a organização, o Festival da Abóbora de Lourinhã e Atalaia «promove a freguesia e o concelho, um dos maiores produtores de abóbora a nível nacional», além de também homenagear a abóbora, «uma das principais culturas produzidas na Lourinhã». A organização, que espera receber cerca de 9.000 visitantes, indica que vão estar em exposição mais de oito toneladas de abóbora, de vários géneros e formatos, incluindo uma abóbora com mais de 600 quilogramas oriunda da Áustria e «uma colecção de cerca de 100 abóboras representativas de todas as regiões do Mundo».

Festival de Abóbora_Mascote

O evento inclui demonstrações gastronómicas e workshops, entre outras actividades, e vai contar com a presença de vários produtores de abóbora, além de expositores de doçaria e de um espaço dedicado aos artesãos locais. Desde o dia 20, está a decorrer a Semana Gastronómica da Abóbora, em vários restaurantes aderentes, tendo como «desafio» a apresentação de pratos cujo ingrediente principal é a abóbora – como, por exemplo, a Bola de Berlim com recheio de abóbora, criada pelo chef Chakall.

Vai realizar-se ainda mais uma edição do Concurso Nacional de Abóboras e do Concurso Nacional de Doce de Abóbora, a par da «confecção da já tradicional Torta Gigante com Doce de Abóbora, cujas vendas irão reverter para uma associação de cariz social da freguesia». Este festival também inclui a Rota Atlântica da Abóbora, «que desafia os visitantes a descobrirem alguns locais turísticos, como o Dino Parque da Lourinhã, o Museu da Lourinhã, os Moinhos de Vento» e a zona costeira do Oeste.

O horário do festival é o seguinte: 18h00/24h00 no dia 26, 11h00/24h00 no dia 27 e 11h00/19h00 no dia 28. Pode consultar aqui o programa completo.

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



























Newsletter

* campo obrigatório
Ao clicar em "Subscrever" está a concordar que Leu e Aceitou a nossa Política de Privacidade



Fotogaleria