IMG_9064

Alqueva ganha novo bloco de rega em Moura

O Perímetro de Rega de Alqueva vai ter um novo Bloco de Rega, situado no concelho de Moura. A nova estrutura vai beneficiar 10.000 hectares junto às povoações de Amareleja, Estrela, Moura e Póvoa e representa um investimento público que ultrapassa os 36 milhões de euros.

Este empreendimento abrange zonas de pequena e de grande propriedade, actualmente ocupadas maioritariamente com olival tradicional e vinha, que serão percorridas por um circuito hidráulico principal com cerca de 15 km de extensão.

Este projecto inclui uma estação elevatória e dois reservatórios que vão abastecer a rede de rega, que se estende por 130 km. Está prevista a instalação de uma central fotovoltaica na albufeira de Alqueva, que compensará o acréscimo de energia consumida na estação elevatória associada.

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, apresentou o novo projecto em Moura, salientando que «este é um projecto de que este Governo se orgulha particularmente».

Capoulas Santos recordou que «em 2015, o regadio a partir de Alqueva atingiu os 120.000 hectares e foi dado como concluído pelo Executivo anterior, sem que tivesse sido feito qualquer esforço para aproveitar melhor a água disponível».

O ministro explicou que «para este Governo, o regadio é uma prioridade, pelo que foi aprovado um Programa Nacional de Regadios, um instrumento que envolve um investimento público de 560 milhões de euros a concretizar até 2023 e que significará um aumento da área de regadio em todo o país de mais cerca de 100 mil hectares».

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



























Newsletter

* campo obrigatório
Ao clicar em "Subscrever" está a concordar que Leu e Aceitou a nossa Política de Privacidade



Fotogaleria