Immersive_Award_2018

Jungheinrich premiada pela aposta na formação virtual

A Jungheinrich AG ganhou o prémio ouro na categoria “Customer Project” do Immersive Learning Award 2018, atribuído na Alemanha.

O júri considerou que o recurso à realidade virtual por parte do Jungheinrich Training Center demonstra como as novas tecnologias podem trazer sucesso rápido e efectivo num ambiente de aprendizagem.

A Jungheinrich, com sede em Hamburgo, utiliza a realidade virtual para disponibilizar formação aos seus técnicos de serviço pós-venda em toda a Europa.

Os técnicos são “transportados” para um ambiente de armazém virtual que lhes permite adquirir conhecimentos sobre os empilhadores da Jungheinrich e respectivas performances em situações de trabalho.

Isto permite que os formandos pratiquem em cenários possíveis, mas num espaço seguro sem o risco de danos à propriedade ou pessoais.

«Com o recurso à formação virtual, a Jungheinrich conseguiu aumentar a flexibilidade da formação que proporciona aos seus técnicos, bem como atingir poupanças consideráveis ao nível de tempo e custos», lê-se na nota de imprensa.

Thomas Diwan, responsável do Training Centre da Jungheinrich, explica: «Os formandos que participam neste tipo de formação esquecem completamente que estão num ambiente virtual. Tudo parece real. A experiência mostrou que os conhecimentos apreendidos são concretizados de forma mais eficiente, posteriormente em aplicações reais e as taxas de erro são muito reduzidas. Neste sentido, a Jungheinrich está a planear expandir as suas acções de formação em realidade virtual. Pelo que, este prémio é uma prova adicional de que estamos no caminho certo».

De salientar que a formação virtual na Jungheinrich foi ideia originária de dois funcionários da empresa que juntamente com os colegas desenvolveram um conceito prático para usar a realidade virtual na formação.

Através de óculos de realidade virtual, que permitem visualizar um ambiente de armazém virtual, onde é possível, por exemplo, fazer reparações nos empilhadores com as ferramentas apropriadas.

Toda a frota de empilhadeiras Jungheinrich pode ser representada como modelo 3D de tamanho actual, onde cada componente pode ser desmontado.

Também é possível passar por funções e processos logísticos em condições próximas da realidade. A realidade virtual permite aprender com os erros, sem riscos envolvidos.

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fotogaleria