castanha 05

IX Encontro Europeu da Castanha

De 13 a 15 de Setembro, os municípios de Plasencia e Guadalupe, na região espanhola da Extremadura, vão acolher o 9.º Encontro Europeu da Castanha (Eurocasta 2018). O evento é organizado pela Assembleia das Regiões Hortícolas Europeias (Areflh), pela Associação Cooperativa do Vale do Jerte e pelo Parque Científico e Tecnológico Fundecyt da Extremadura.

Na Eurocasta 2018 vão participar representantes de entidades ligadas à castanha de Portugal, Itália, França e Espanha. Este evento será enquadrado no II Encontro de Bioeconomia da Junta de Extremadura – cujo tema será “O castanheiro” –, com os seguintes objectivos: «transmitir ao sector da castanha, agricultores e tradings, a realidade do sector da castanha na Europa a nível produtivo, comercial e de transformação; aprofundar novas técnicas de cultivo como modelos a serem seguidos e implementados na área; expôr o modelo cooperativo como um caso de sucesso na transferência da cadeia de valor para o sector primário; mostrar ao sector como a castanha é trabalhada na fábrica de embalagens da Associação Cooperativa do Valle do Jerte, para colocar o produto na linha fresca de consumo com marca própria, oferecendo produtos de qualidade, seguros e respeitadores do meio-ambiente; mostrar os últimos avanços no cultivo de castanha no norte de Cáceres; promover a colaboração entre as regiões produtoras; a defesa do sector, através do estabelecimento de estratégias conjuntas de transferência de conhecimento».

O Encontro Europeu da Castanha tem periodicidade anual e é normalmente composto por um colóquio e por visitas técnicas (neste caso, a zonas de produção, incluindo demonstrações de maquinaria). Pode consultar o programa provisório do colóquio aqui.

Eurocasta

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *