Belgium, Brussels, Sept 30, 2015 -
VP Communication - Gonçalo Lobo Xavier 

© EU2015
2015_09_30_ Goncalo_Lobo_Xavier

Gonçalo Lobo Xavier é o novo director-geral da APED

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) vai contar com um novo director-geral a partir de Setembro. Gonçalo Lobo Xavier tem «um percurso ligado à indústria, à inovação, ao conhecimento e às questões económicas e sociais da União Europeia», refere um comunicado da APED.

Segundo a associação, o novo director-geral «vai defender a afirmação de um sector cada vez mais competitivo e moderno, com o foco permanente no consumidor». A propósito da sua nomeação, Gonçalo Lobo Xavier afirma que «a distribuição vive hoje um momento único com novos desafios e a adopção de práticas que estão a contribuir para uma maior sustentabilidade e consciência ambiental, sendo por isso uma enorme responsabilidade e honra poder contribuir para este desígnio».

O novo director-geral foi assessor na Associação das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas e Afins de Portugal, onde cooperou nas áreas de promoção de serviços e na identificação de oportunidades e prospeção de mercados. É membro indicado pela CIP – Confederação Empresarial de Portugal do Comité Económico e Social Europeu (CESE) – órgão consultivo da União Europeia –, onde foi Vice-Presidente com o pelouro da Comunicação até Abril de 2018.

Gonçalo Lobo Xavier também integra a Comissão Executiva da Unidade de Missão Portugal In (que tem por objectivo fomentar a captação de investimento directo estrangeiro à margem do Brexit) e é Delegado Nacional para a Inovação nas PME e Financiamento de Risco, no âmbito do Horizon 2020. Durante 12 anos, foi Director Executivo da Rede de Centros Tecnológicos de Portugal (Recet), «tendo obtido aqui uma visão abrangente de temas relacionados com inovação e transferência de tecnologia em vários sectores industriais», assinala a APED.

Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade do Minho, o novo director-geral da APED tem várias formações nas áreas da internacionalização e liderança na Porto Business School e fez o curso “Orchestral winning performance leadership” no IMD International School, em Lausanne, Suíça. O presidente da APED, Jorge Jordão, defende que a experiência de Gonçalo Lobo Xavier «será uma mais-valia para um sector relevante da economia nacional e que está em permanente modernização». «Com ligações à inovação, ao conhecimento e às empresas, o novo director-geral da APED é a pessoa indicada para preparar o sector para os novos desafios da economia digital.»

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *