Premiados Sustentabilidade1

Syngenta premeia projectos de sustentabilidade agrícola

No âmbito de um debate sobre sustentabilidade, tendo como mote a iniciativa “The Good Growth Plan”, da Syngenta, esta empresa premiou quatro projectos «pelo seu contributo para a sustentabilidade da agricultura em Portugal». O evento decorreu a 5 de Junho no Cnema, em Santarém, no âmbito da Feira Nacional de Agricultura.

Um dos premiados foi a Associação Portuguesa de Agricultura de Conservação (Aposolo), que «tem tido uma contribuição pioneira para o desenvolvimento da agricultura de conservação em Portugal, como meio eficaz na melhoria do uso dos recursos naturais – solo, água, ar e biodiversidade –» e que «é parceira da Syngenta no contributo para a melhoria de 21.771 hectares de solos agrícolas em Portugal».

Também foi galardoada a empresa Fertiprado, «que se dedica à obtenção e melhoramento de sementes de pastagens e forragens, como solução para a sustentabilidade dos sistemas agropecuários» e que «é parceira da Syngenta no projecto “Operation Pollinator”, fornecendo misturas de sementes para corredores verdes em zonas marginais das parcelas agrícolas».

Outro premiado foi o o projecto Milho Amarelo, que teve início há 10 anos, que «está a implementar um novo modelo de gestão da biodiversidade a baixo custo, na Quinta Cholda, Golegã, que visa ser expandido e replicado noutras explorações intensivas de milho do Vale do Tejo» e que «é parceiro da Syngenta no projecto “Operation Pollinator”».

O quarto galardoado foi a Smart Farm, um projecto da Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas (Anipla), que consiste numa «quinta modelo de demonstração e divulgação de boas práticas agrícolas recomendadas pela indústria fitofarmacêutica, instalada na Companhia das Lezírias» e que inclui o sistema Heliosec, da Syngenta, para tratamento e encaminhamento dos restos de caldas.

Sessão abertura1

Segundo Felisbela Torres de Campos, responsável de Registo & Assuntos Corporativos da Syngenta em Portugal, «o reconhecimento destes quatro projectos que, directa ou indirectamente, estão relacionados com o “The Good Growth Plan”, é uma grande oportunidade para dar a conhecer ao cidadão comum o elevado nível de compromisso que todo o sector agrícola tem para com as questões da sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais do planeta». O evento da Syngenta incluiu ainda uma apresentação do “The Good Growth Plan” e uma mesa-redonda sobre “A importância da sustentabilidade agrícola no novo ciclo de reforma da PAC”




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *