Ondina Afonso (005)

Continente ajudou a escoar 3.300 milhões de euros em produtos nacionais

Na semana em que se assinala o Dia da Produção Nacional, celebrado a 26 de Abril, o Clube de Produtores Continente revela que, nos seus 20 anos de actividade, contribuiu para o escoamento de produtos no valor de 3.300 milhões de euros, produzidos pelos seus parceiros portugueses.

Recorde-se que o Clube de Produtores Continente surgiu em 1998 para fazer a ligação entre a produção nacional e o Continente, dando suporte técnico a centenas de produtores, com quem foram celebrados contratos-programa para estabilizar e antecipar a oferta, mas, também, para lhes oferecer garantias e segurança.

Dessa forma, o Clube de Produtores Continente permitiu às lojas oferecerem frutas e legumes de qualidade, uma oferta que foi posteriormente enriquecida com o apoio de produtores de carne, queijos e enchidos, pão e pastelaria tradicional, vinhos, azeite e doçaria, e que hoje em dia totalizam 200 entidades, empregando mais de 11.000 pessoas e representando uma área produtiva superior a 200.000 hectares.

No decorrer da sua actividade, o Clube de Produtores desenvolveu um sistema de certificação próprio, baseado em normas e referenciais europeus, que robusteceu o processo produtivo dos seus parceiros e lhes deu capacidade para se assumirem como exportadores. Outros há que, pela sua dimensão, só conseguem abastecer algumas lojas locais, o que permite ao Continente disponibilizar aos clientes produtos tradicionais e até edições limitadas.

Recentemente, o Clube lançou também um programa de formação, a Academia do Clube de Produtores Continente, na qual os produtores são convidados a frequentar sessões de capacitação e partilha de conhecimento sobre várias áreas da cadeia de abastecimento. O programa é assegurado por quadros da Sonae e um conjunto de investigadores, que formam um Conselho Científico, para partilhar conhecimento técnico e as melhores práticas internacionais.

Para além do apoio técnico permanente, o Clube de Produtores Continente garante aos seus parceiros o escoamento de uma parte das produções e representatividade junto de entidades oficiais. Todos aqueles que desejem candidatar-se ao Clube têm apenas de se inscrever através do portal, acessível em http://clubedeprodutores.continente.pt.

Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente, declara-se «orgulhosa por assinalar os 20 anos de actividade de uma iniciativa que contribuiu para profissionalizar a relação entre a produção e a distribuição moderna e que ajudou igualmente a desenvolver a actividade agrícola e pecuária portuguesa, dando marca à natureza e transformando pequenas empresas familiares em grandes exportadoras. Hoje em dia, somos uma família de mais de 11.000 pessoas, empenhadas em fazer chegar os melhores frescos e produtos nacionais à mesa dos portugueses, assegurando outros 20 anos de actividade tão ou mais proveitosos do que os últimos.»

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *