PIVOT-REGA-A

Apresentação oficial da associação Irrigants d’Europe

Decorreu a 20 de Março a apresentação oficial, em Bruxelas, da Irrigants d’Europe, a primeira associação na Europa que tem como objectivo oficial a defesa e o desenvolvimento do sector da agricultura de regadio na Europa. A cerimónia da assinatura de constituição desta associação teve lugar em Portugal, em Junho de 2017, durante a Feira Nacional de Agricultura, em Santarém.

Os fundadores da Irrigants d’Europe são associações de âmbito nacional, encarregues da gestão da água nos respectivos países:

  • ANBI (Associazione Nazionale Consorzi di Gestione e Tutela del Territorio e Acque Irrigazione) – Itália;
  • Fenacore (Federación Nacional de las Comunidades de Regantes de España) – Espanha;
  • Irrigants de France – França;
  • Fenareg (Federação Nacional de Regantes de Portugal) – Portugal.

As entidades fundadoras são as maiores associações europeias gestoras de água para agricultura, representando ao todo 75% da área de regadio na Europa: 7,7 milhões de hectares («cuja maior parte é gerida pelas organizações de beneficiários associados»), num total de 10,2 milhões de hectares de regadio.

Cerimónia apresentação Irrigants d’Europe (1)

A Fenareg assume a presidência da Irrigants d’Europe durante o primeiro mandato. Esta entidade portuguesa afirma em comunicado que «é importante desenvolver uma estratégia europeia, a médio e longo prazo, que permita acompanhar a evolução ao nível da agricultura sustentável e dos desafios da segurança alimentar e das alterações climáticas.

«A agricultura de regadio é essencial para um crescimento equilibrado e sustentável de toda a agricultura europeia, em particular a da zona mediterrânica, em que, se não houver regadio, não há agricultura empresarial», refere a Fenareg. A entidade salienta ainda a utilidade de criar novas reservas estratégicas de água, pensadas para fins múltiplos», e apela a que seja «dada atenção a uma política específica da água para a área mediterrânica».

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *