green-waste

Consulta pública da Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar

Até 29 de Setembro, está em consulta pública a Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (Encda) e o Plano de Acção de Combate ao Desperdício Alimentar (Pacda), desenvolvidos a partir do trabalho das várias entidades que compõem a Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (Cncda). A  visão desta estratégia nacional e do plano é «combater o desperdício alimentar, uma responsabilidade partilhada do produtor ao consumidor».

A Cncda foi constituída em Novembro de 2016 e visa «promover a redução do desperdício alimentar através de uma abordagem integrada e multidisciplinar». A comissão abrange 18 entidades, das quais 15 são organismos da administração pública de nove áreas governativas diferentes.

De acordo com comunicado do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, «o desperdício alimentar constitui uma preocupação crescente ao nível mundial, tendo representado uma prioridade pública e política nos últimos anos».

É ainda explicado que o desperdício ocorre «em toda a cadeia de abastecimento alimentar: durante a produção, transformação e distribuição, nas lojas, nos restaurantes, nos estabelecimentos que fornecem géneros alimentícios preparados e nos domicílios».

O Ministério considera ainda que «a sua quantificação e a definição de estratégias de combate ao desperdício constitui um desafio complexo».




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *