xylella_2

DGAV alerta para presença de Xylella fastidiosa em Espanha

O Ofício Circular n.º04/2017 da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DAGV) alerta para a detecção de Xylella fastidiosa nas ilhas Baleares, em Espanha.

A primeira detecção da doença teve lugar a 10 de Novembro de 2016, num Garden Center na ilha de Maiorca, em cerejeiras. As autoridades estudaram a origem do foco e a extensão da contaminação e, recentemente, no mesmo Garden Center detectaram infecção nas palntas Polygala myrtifoli (um arbusto conhecido como polígala). Estas plantas eram provenientes «de dois viveiros de Almeria que produzem grandes quantidades de plantas desta espécie e expedem para diversos países na Europa, incluindo para alguns operadores económicos em Portugal», alerta o Ofício da DGAV.

A origem da infecção, contudo, não se sabe qual é. Neste sentido, «a DGAV solicitou aos serviços de inspecção fitossanitária regionais, a realização de inspecções e colheita de amostras nas instalações dos operadores económicos portugueses que receberam plantas desta espécie, provenientes daqueles viveiros espanhóis».

Na ilha de Ibiza também já foram identificadas mais plantas infectadas de várias espécies vegetais. «Como resultado, as autoridades fitossanitárias espanholas publicaram legislação que proíbe a expedição de qualquer espécie hospedeira daquela região.

De acordo com a DGAV, «a Xylella fastidiosa é uma bactéria que infecta as plantas pertencentes a uma vasta lista de espécies botânicas, bloqueando os seus vasos xilémicos. Esta característica dificulta a absorção de água e nutrientes e, consequentemente, conduz ao aparecimento de sintomas semelhantes a stresse hídrico tais como: murchidão, queimaduras na zona marginal e apical das folhas, morte de alguns ramos e, por fim, da totalidade da planta».

Notícias relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



























Newsletter

* campo obrigatório
Ao clicar em "Subscrever" está a concordar que Leu e Aceitou a nossa Política de Privacidade



Fotogaleria