A Companhia das Lezírias, S.A. (CL), empresa do Grupo Parpública, obteve em 2017 o melhor Resultado Operacional jamais alcançado, que foi de 4 milhões e 166 mil euros, num registo de crescimento anual desde 2012.
Segundo uma nota divulgada, todas as áreas operacionais contribuíram positivamente, sendo mais expressivos os ganhos em produtos florestais, na produção e venda de vinho e azeite e nos produtos pecuários (bovinos de carne e cavalos Lusitanos).
Os resultados do arrendamento de terras deram um contributo muito significativo para este crescimento tendo totalizado 3 milhões e 155 mil euros.
Os Gastos Operacionais não sofreram alteração, apresentando até um ligeiro decréscimo 0,5% relativamente a 2016.
O Resultado Líquido atingiu 3 milhões e 248 mil euros, uma subida de 54% em relação a 2016.
Para o presidente do Conselho de Administração, António Pimentel Saraiva, «voltou a confirmar-se a melhoria dos resultados que foi muito expressiva em 2017. Os progressos feitos nas diferentes áreas de actividade da CL, desde 2012, são uma base muito sólida para continuar a alcançar êxitos futuros». E salientou: «Estes resultados reflectem a desejável conciliação entre a satisfação do interesse geral mediante uma adequada gestão dos activos públicos, que compõem o património da Companhia das Lezírias, assegurando ao mesmo tempo as condições de sustentabilidade no desempenho financeiro. Tendo sido aprovada a distribuição ao Estado de um dividendo de 2 milhões e 284 mil euros, a CL ultrapassou os 11 milhões de euros entregues ao accionista nos últimos seis anos.»
Apesar do ano agrícola de 2017 ter sido caracterizado por uma situação de seca a partir da Primavera, as culturas permanentes de regadio (vinha e olival) beneficiaram com a ausência de chuvas durante a floração e colheita o que levou a novos máximos de produção de uva e azeitona.
Deste modo, a CL encara com optimismo a campanha agrícola de 2018, que «parece poder aproximar-se de uma situação de maior normalidade, com a precipitação ocorrida no mês de Março».